Como usar o medo a seu favor. 5 dicas de Tony Robbins

Tony Robins gritando

Medo de fracassar, medo de ser rejeitado, medo de não ser suficiente – seja qual for seu pior receio, é possível – e necessário – aprender como usar o medo a seu favor.

O medo é algo comum que nos acompanha durante toda a nossa vida. Se deixarmos, o medo é capaz de nos manter presos em uma das piores prisões que existem: a do previsível e do confortável.

O que muitos não sabem é que o medo pode servir um valioso propósito ao nos ajudar com o rompimento de frustrações e, assim, permitir que alcancemos a vida que desejamos tanto.

Sim, é isso mesmo: se você deixar, o medo pode ser seu maior motivador.

A grande pergunta é: como usar o medo a seu favor?

Se você colocar na sua mente a ideia de que alcançar o sucesso é uma necessidade absoluta e não existe outra escolha senão fazer isso, nada mais importará. Os sacrifícios não deixarão você inseguro, as desculpas irão embora pela janela e você fará tudo que for preciso para suceder. Ponto final.

É assim que muitas das pessoas mais bem-sucedidas usam o medo a seu favor em suas vidas. Ao invés de permitir que o medo as afaste dos seus sonhos, elas sabem que esse sentimento é o preço real que elas pagarão se não se dedicarem com energia e foco na busca por seus objetivos.

Como viver com o medo sendo um aliado e não um inimigo?

Tony Robbins, um dos coaches e palestrantes motivacionais mais bem-sucedidos da atualidade, dá 5 dicas para quem quer usar o medo a seu favor como um verdadeira alavanca para o sucesso.

Como usar o medo a seu favor com 5 dicas de Tony Robbins

1. Determine se seu objetivo é realmente necessário

Pergunte-se o quanto lhe custará se você não tentar superar seu medo diante de determinada dificuldade. Isso irá ajudar você a descobrir se o seu objetivo é realmente necessário.

Para fazer isso, tente se imaginar com 80 ou 90 aos, aproximando-se do fim da vida, refletindo sobre como viveu. Então, olhe para trás como se não tivesse alcançado esse objetivo que está procurando.

  • Como isso afeta todo o curso de sua vida?
  • Quais são os seus maiores arrependimentos?
  • Com o que você gostaria de ter gasto mais tempo?

Responder essas perguntas ajudará a determinar a importância do seu objetivo.

Leia também: A Lei da Atração funciona, mas você pode estar colocando tudo a perder

2. Reconheça as desculpas

É fácil afastar esperanças, sonhos e desejos. Nós mesmos criamos as desculpas: não tenho tempo suficiente, não tenho dinheiro, tenho uma família para cuidar, estou sempre ocupado demais.

Aos poucos, nos escondemos atrás de desculpas como essas porque elas são reconfortantes e seguras, mas ao mesmo tempo nos impedem de sair do lugar.

3. Crie um mindset de crescimento

Muitas vezes, as pessoas desistem de seus objetivos porque acreditam que não são capazes, mas as pessoas bem-sucedidas sempre adotam e criam uma mentalidade de crescimento.

Essas pessoas não pensam em suas habilidades como algo fixo, mas sim como algo flexível. Quando são confrontadas com uma dificuldade, elas tentam ir além, adotando uma nova estratégia e continuando em busca de uma solução.

Esse é o mindset de crescimento que você precisa adotar para que seus medos não mais impeçam seu sucesso.

4. Entenda que a dor traz valiosos insights

As experiências que mais trazem dor podem ajudar a refinar o que você realmente quer ou não na vida e essa é uma das melhores formas de como usar o medo a seu favor: aprendendo com a dor.

Falhas, desapontamentos e desilusões podem ser usados como reflexão. Pense:

“Não funcionou. Errei em algum ponto. Será que isso é o que realmente quero? Como fazer para melhorar?”

Abrace a ideia de que somos seres adaptáveis e use cada experiência dolorosa como uma ferramenta para aprender mais sobre você.

5. Saiba que as falhas são inevitáveis

Você vai falhar. É parte do processo e não tem como escapar disso. Mas o fracasso traz insights e permite corrigir como você aborda um problema.

Não existe professor tão competente quanto o fracasso e não existe lição de resiliência melhor que a rejeição.

Se você aproveitar essas experiências, utilizá-las como informações únicas e ajustar sua estratégia para a próxima tentativa, terá uma vantagem que nenhuma outra pessoa tem e, assim, estará muito mais perto de alcançar seu objetivo.

Que tal conhecer um pouco sobre Hipnose e Hipnoterapia agora? É só clicar aqui!

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Clique aqui para assistir a um vídeo onde o prof. Sergio Enrique tira dúvidas sobre Hipnose e Hipnoterapia.

Fonte: http://mindzoom.com.br/blog/como-usar-o-medo-a-seu-favor-com-5-dicas-de-tony-robbins/

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Sobre o Autor

Sergio Enrique mostrando cérebro na hipnose

Prof. Sergio Enrique Faria

Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta, Coach, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística.
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Pós-graduado em Neurociência Clínica e Educacional. Pós-graduado em Neuropsicologia, Pós-graduado em Neuropsicopedagogia, Pós-graduado em Psicanálise Clínica, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduado em Comércio Exterior e Bacharel em Administração de Empresas, Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA).
Palestrante, treinador e Professor universitário em cursos de pós-graduação e MBA. Autor e coautor dos livros: “Vendas e Negociação com PNL – como entrar nas mentes de seus clientes”. “Manual completo de PNL – Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência” e “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. 

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google
Open chat