Não consigo ficar em locais com barulho ou música alta. Tenho fobia social?

Pessoa com vergonha

Não. Fobia social, ou TAS (Transtorno de Ansiedade Social) é o medo excessivo de contato com outras pessoas e de sofrer algum tipo de avaliação negativa desse grupo. Entre as diversas situações que podem desencadear o problema estão falar com desconhecidos, ou até mesmo amigos, atravessar um ambiente onde há várias pessoas, falar em reuniões de trabalho na presença do chefe, escrever, comer ou beber na frente dos outros, participar de dinâmicas de grupo, flertar e falar em público.

E são vários os sintomas ligados à fobia social. Vão desde sinais físicos, como taquicardia, sudorese, tremor, boca seca, como também sinais psíquicos, que envolvem medo, autodepreciação, sentimentos de vergonha e humilhação. Por conta disso, muitos indivíduos acabam evitando eventos sociais ou momentos em público, o que pode trazer prejuízos não só no corpo e na mente, mas também nas áreas profissional, acadêmica e pessoal.

As causas do desenvolvimento do transtorno podem ser genéticas ou ambientais. No segundo caso, alguns momentos podem desencadear o problema, como por exemplo, parentes que enfatizam muito a opinião alheia, ou que desencorajam o filho a participar de atividades sociais. Por isso, o transtorno costuma surgir no fim da infância ou começo da adolescência, época em que as crianças estão mais propensas ao bullying, assim como à inibição social ou timidez. Já na fase adulta, o problema pode ter o gatilho após algum evento traumático.

O tratamento pode ser realizado em conjunto com o psicoterapeuta e o psiquiatra. O primeiro será responsável pela Terapia. Já o médico é quem está apto a avaliar o uso de algum medicamento a fim de controlar a ansiedade. Um tipo bastante eficaz de psicoterapia é a terapia com hipnose. Atualmente, muitos profissionais têm usado também da realidade virtual para ajudar quem sofre com a fobia social.

Com todas essas formas de tratamento, é possível que a pessoa consiga controlar o transtorno e siga uma vida sem o medo de interagir com outros indivíduos.

Que tal conhecer um pouco sobre Hipnoterapia, PNL e Neurociência agora? É só clicar aqui! ou no link: https://estudiodamente.com.br/

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Visite o canal do Estúdio da Mente no YouTube.

Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/06/16/nao-consigo-ficar-em-locais-com-barulho-ou-musica-alta-tenho-fobia-social.htm

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Sobre o Autor

Sergio Enrique mostrando cérebro na hipnose

Prof. Sergio Enrique Faria

Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta, Coach, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística.
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Pós-graduado em Neurociência Clínica e Educacional. Pós-graduado em Neuropsicologia, Pós-graduado em Neuropsicopedagogia, Pós-graduado em Psicanálise Clínica, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduado em Comércio Exterior e Bacharel em Administração de Empresas, Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA).
Palestrante, treinador e Professor universitário em cursos de pós-graduação e MBA. Autor e coautor dos livros: “Vendas e Negociação com PNL – como entrar nas mentes de seus clientes”. “Manual completo de PNL – Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência” e “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. 

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google
Open chat