Descubra como funciona uma prova de Quociente de Inteligência e conheça o QI de alguns famosos

Imagem QI de Einstein

Qual é o seu QI? Você sabe como isso é determinado? Conheça o QI de algumas pessoas conhecidas no mundo e a história da pequena Ophelia, que com apenas 3 anos possui um QI superior ao de Albert Einstein.

A Mensa International, maior e mais antiga sociedade de Alto QI (Quociente de Inteligência) do mundo, disponibilizou em seu site alguns exercícios que a organização aplica para determinar o nível de inteligência de um indivíduo. Segundo o grupo, apenas 2% da população mundial apresenta altíssimo QI, e estima-se que existam cerca de 4 milhões de brasileiros com um nível considerado “altíssimo”.

Em 1916, Lewis Madison Terman, um dos pioneiros da psicologia educacional, decidiu classificar como “gênio” quem obtivesse uma pontuação acima de 150. Pela classificação mais recente de Stanford-Binet V, oficialmente aceita em 2003, o termo gênio é aplicado a quem obtém pontuação acima de 160. Esse novo índice é uma revisão da classificação de Terman, feita pelo psicólogo da Universidade de Stanford Binet?

No Brasil são aceitos três tipos de testes: o APM (Matrizes progressivas avançadas de Raven-Pearson), WAIS III (Escala de Inteligência Wechsler para Adultos) e WASI (Escala de Inteligência Wechsler Abreviada). Esses testes são especializados e pagos. Existem outros exercícios gratuitos na internet, mas não são reconhecidos oficialmente. A Mensa, por exemplo, tem sede em Belo Horizonte, São Paulo, Campinas, Santos e Rio de Janeiro.

Para se enquadrar na classificação internacional, as notas individuais são comparadas com a estatística da população (mundial) e em seguida é constatado em que nível a nota individual se encontra em relação ao todo.

Bateu uma curiosidade? No final deste artigo colocamos algumas das perguntas que já apareceram na prova de admissão da Mensa Internacional.

Veja os QIs de alguns famosos

 

Menina inglesa possui o Q.I maior que o de Albert Einstein

Segundo o site Mirror, Ophelia Morgan-Dew tem um QI maior que Albert Einstein e poderia ser a criança mais inteligente do Reino Unido – com apenas três anos de idade.

A jovem falou sua primeira palavra aos oito meses e rapidamente aprendeu números, cores e o alfabeto. Ela pode até se lembrar de coisas que aconteceram desde antes do primeiro ano de vida – a maioria dos adultos não tem lembranças antes dos três anos de idade.

Depois de perceber que sua filha era brilhante, a mãe de Ophelia a levou para especialistas, que lhe deram um QI de impressionantes 171. Isso é 11 pontos mais alto do que o gênio nascido na Alemanha e ganhador do Prêmio Nobel Einstein, o físico teórico que desenvolveu a teoria da relatividade.

A pontuação de Ofélia também é maior que a de Arnav Sharma, de 11 anos, de 162 pontos, e Rahul Doshi, de 12 anos, de 162 pontos, que já foram aclamados como os garotos mais inteligentes da Grã-Bretanha.

O que mudou para Ophelia Morgan-Dew depois da descoberta do seu QI?

De acordo com o Terra, Ophelia é agora o membro mais jovem da Mensa, sociedade que reúne pessoas de alto QI. Dizem que ela tem a capacidade intelectual de uma criança ter mais que o dobro de sua idade. Incrivelmente, ela está no top 0,03% da população em termos de poder do cérebro.

Orgulhosa, a mãe disse que a primeira palavra de sua filha tinha duas sílabas. A mãe também disse: “Ela adora ler livros comigo ou com o pai, e adora trabalhos numéricos, cartas e o computador.

“Ela é uma criança bastante ativa, sempre gosta de fazer algo e é muito espirituosa. “Ela adora brincar com os primos e ir ao parque. “Ofélia é uma garota tão linda e eu ficaria orgulhoso dela, não importa o que ela conseguisse, contanto que ela fosse saudável e feliz.”

 

Será você se daria bem no teste de Q.I?

Abaixo uma amostra de perguntas que aparecem na prova da Mensa Internacional. (veja as respostas ao final):

  1. Que número está faltando nessa sequência: 4 9 16 25 36 64?
  2. Qual deve ser a próxima letra na sequência a seguir? L K J H
  3. Duas pessoas caminham 4 metros desde o mesmo ponto em direção oposta, logo viram à esquerda e caminham 3 metros. Qual a distância entre elas?
  4. PERA está para MAÇÃ assim como BATATA está para: a) banana b) rabanete c) morango d) pêssego e) alface
  5. Se FP = 10 e HX = 16, então DS = ?
  6. Um cubo de madeira com cada lado medindo 30 cm é pintado completamente de vermelho; depois, ele é serrado em 27 cubos menores de 10 cm de lado cada um. Quantos serão os cubinhos resultantes que terão apenas duas faces pintadas?

Respostas:

1: 49. Todos são números quadrados.

2: G. A ordem das letras são encontradas da direita para a esquerda em uma fila central de um teclado.

3: 10. Primeiro, se afastam 8 metros (4×2), depois 6 metros (3×2). As medidas formam os catetos de um triângulo reto imaginário. Seguindo o teorema de Pitágoras, c = ?(a2 + b2), sendo “c” a distância final em que se encontram.

4: b) Rabanete. Ambos crescem debaixo da terra.

 5: O número equivale ao total de letras do alfabeto existentes na sequência entre a primeira e a última letra de cada dupla. Do ?D? ao ?S?, existem 15 letras.

6: 12.

Que tal conhecer um pouco sobre Hipnose e Hipnoterapia agora? É só clicar aqui!

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Clique aqui para assistir a um vídeo onde o prof. Sergio Enrique tira dúvidas sobre Hipnose e Hipnoterapia.

Fontes:
https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/entretenimento/2018/10/17/meu-qi-e-alto-descubra-como-funciona-uma-prova-de-quociente-de-inteligencia.htm 

https://estudantespirita.com.br/ophelia-morgan-eew-menina-3-anos-qi-albert-einstein/ 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Sobre o Autor

Sergio Enrique mostrando cérebro na hipnose

Prof. Sergio Enrique Faria

Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta, Coach, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística.
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Pós-graduado em Neurociência Clínica e Educacional. Pós-graduado em Neuropsicologia, Pós-graduado em Neuropsicopedagogia, Pós-graduado em Psicanálise Clínica, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduado em Comércio Exterior e Bacharel em Administração de Empresas, Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA).
Palestrante, treinador e Professor universitário em cursos de pós-graduação e MBA. Autor e coautor dos livros: “Vendas e Negociação com PNL – como entrar nas mentes de seus clientes”. “Manual completo de PNL – Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência” e “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. 

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google
Open chat