Conheça a Neurociência e PNL

Tua mente é teu guia e teu corpo é teu templo. "Mens sana in corpore sano"

Aqui você saberá o que estuda a Neurociência e o que é a PNL.
Ao final você poderá assistir a dois vídeos nos quais eu explico como as técnicas e ferramentas da PNL podem ser utilizadas no consultório e também nas empresas.

Vamos inicar falando um pouqinho sobre Neurociência

A Neurociência estuda o sistema nervoso, que é a parte responsável por coordenar todas as atividades do nosso corpo, incluindo as atividades voluntárias e involuntárias.

O sistema nervoso é composto por três elementos: cérebro, medula espinhal e nervos periféricos.

Os estudos da neurociência dividem-se em campos específicos que exploram as áreas do sistema nervoso. São elas:

A neurociência é considerada multidisciplinar, pois explora diferentes áreas do conhecimento: biomedicina, psicologia, hipnose, PNL, bioquímica, fisiologia, farmacologia, estatística, engenharia, física, economia, linguística, entre outras.

Com esta pluralidade de estudos as pesquisas na área da neurociência abrangem cada vez mais amplas, incluindo a compreensão de como nossas vivências são capazes de alterar o cérebro, a inteligência, o raciocínio, a capacidade de sonhar, de sentir, de comandar o corpo, tomar decisões, fazer movimentos, os mecanismos de aprendizado e o comportamento entre outros.

No Estúdio da Mente estudamos e oferecemos palestras, cursos e treinamentos nas áreas da neurociência aplicada a o ensino e aprendizagem, à comunicação, linguagem corporal, liderança, comportamento, gestão de conflitos, negociação e vendas dentre outras. Além disso, oferecemos terapias breves terapias breves com modernas técnicas de Hipnose e PNL - Programação Neurolinguística.

A PNL também faz parte da neurociência. É uma abordagem que acredita que existe uma conexão entre os processos neurológicos que acontecem em nosso sistema nervoso, a linguagem, ou linguística, entre as experiências e padrões comportamentais adquiridos ao longo da vida.

Assim, compreendendo melhor deque forma tudo isso funciona em conjunto, a PNL acredita que esses mesmos padrões de comportamento, formas de pensar, entre outros pontos, podem ser alterados para que seja possível sonhos, metas e objetivos na vida pessoal e profissional.

PNL - Use em casa, use na empresa, use no consultório!

Imagem cérebro PNL e Neurociência

PNL - Use em casa, use na empresa, use no consultório!

O que significa o termo "Programação Neurolinguística"?

A "Programação refere-se à maneira como organizamos nossas ideias e ações a fim de produzir resultados. A PNL trata da estrutura da experiência humana subjetiva, de como organizamos o que vemos através dos nossos sentidos. Também examina a forma como devemos isso através da linguagem e como agimos, intencionalmente ou não, para produzir resultados.

A parte "Neuro" da PNL reconhece a ideia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação. Percebemos o mundo através dos cinco sentidos.

"Compreendemos" a informação e depois agimos. Nossa neurologia inclui não apenas os processos mentais invisíveis, mas também as reações fisiológicas a ideias e acontecimentos. Uns refletem os outros no nível físico. Corpo e mente formam uma unidade inseparável, um ser humano.

A parte "Linguística" indica que usamos a linguagem para ordenar nossos pensamentos e comportamentos e nos comunicarmos com os outros.

Afinal, o que é Programação Neurolinguística?

Explicar a Programação Neuroliguística ou simplesmente PNL, como é chamada pelos seus praticantes pode ser ao mesmo tempo complexo e simples. Uma das definições mais tradicionais da PNL é traduzida pelo significado do ‘estudo da estrutura da experiência subjetiva’.

Ou seja, é o estudo dos padrões (programação) gerados pelo cérebro (neuro), pela linguagem (linguística) e a fisiologia.

Propõe um novo modelo para o processo de mudança a partir do conhecimento do funcionamento cerebral e sua interação com a mente, pensamentos, emoções e comportamentos. É um processo estruturado do ‘como’ e do ‘o que’ fazer para usar mais eficientemente o cérebro.

A PNL concentra seu foco na estrutura da experiência humana e não no conteúdo desta experiência. Assim, a PNL pode sistematizar o modo de como podemos dirigir as estruturas cerebrais e fisiológicas a fim de produzir os comportamentos e resultados que desejamos, para nós mesmos e muitas vezes, para os outros também.

A PNL ou Programação Neurolinguística estuda como nossos pensamentos, estados emocionais e comportamentos são gerados e como podemos organizar nossas ideias e ações a fim de produzir resultados. Também trata de como a linguagem verbal, não verbal, interna e externa, afetam os nossos estados emocionais e, consequentemente, nossos comportamentos e ações.

Mais que um conjunto de modelos, ferramentas e técnicas específico o qual pode (e deve) ser aplicado nos mais diversos contextos, a PNL propõe uma abordagem humana que pressupõe uma atitude de humildade, curiosidade, empatia e respeito pelo que nós ainda não conhecemos a respeito do outro e de nós mesmos.

Saíba mais!

No vídeo a seguir o prof. Sergio Enrique explica como as ferramentas e técnicas da PNL são utilizadas no consultório para tratamentos e terapias.

No vídeo a seguir o prof. Sergio Enrique explica como as ferramentas e técnicas da PNL são utilizadas nas empresas para comunicação, liderança e relacionamentos.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google
Open chat