Evolução: nascem mais crianças sem dentes do siso e com novos ossos

DNA e bebê

A evolução das espécies, mesmo sendo lenta em termos relativos, nunca para. No caso dos humanos, pode-se verificar na mutação que estão sofrendo a dentição e a estrutura óssea, segundo um estudo da Universidade Flinders de Adelaide (Austrália). A pesquisa explica por que cada vez mais crianças nascem sem dentes do siso ou com uma nova artéria. De acordo com os pesquisadores, a humanidade está evoluindo a um ritmo mais rápido do que em qualquer momento nos últimos 250 anos.

“Isso vem acontecendo com o tempo, enquanto aprendemos a utilizar o fogo e a processar mais os alimentos. Muitas pessoas estão nascendo sem os dentes do siso”, declarou a doutora Teghan Lucas, autora do estudo, em entrevista ao jornal britânico The Independent. A equipe da pesquisadora também observou um número crescente de pessoas que nascem com ossos adicionais em seus braços e pernas, rostos mais curtos ou com conexões anormais de dois ou mais ossos dos pés.

Além disso, durante o último século, triplicou a incidência da chamada artéria mediana. Ela se forma enquanto o bebê está no útero, sendo o principal vaso que fornece sangue ao antebraço e à mão, mas normalmente desaparece durante a gestação, quando é substituída pelas artérias radial e ulnar. “Desde o século XVIII, os anatomistas têm estudado a prevalência dessa artéria em adultos e nossa pesquisa mostra que sua incidência está claramente aumentando”, disse Lucas.

Segundo Lucas, a prevalência da artéria mediana era de cerca de 10% nas pessoas nascidas em meados da década de 1880, em comparação com 30% nas nascidas no final do século 20. “Se essa tendência continuar, a maioria das pessoas terá uma artéria mediana do antebraço em 2100”, completou.

Que tal conhecer um pouco sobre Hipnoterapia, PNL e Neurociência agora? É só clicar aqui! ou no link: https://estudiodamente.com.br/

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Visite o canal do Estúdio da Mente no YouTube.

Fonte: https://history.uol.com.br/ciencia-e-tecnologia/evolucao-nascem-mais-criancas-sem-dentes-do-siso-e-com-novos-ossos?fbclid=IwAR2bEV7nEKFY0sDHVMLTZFO4XF8COvAzUn__dnPNtWekLflZ9LEOOFfQcoc

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o Autor

Prof. Sergio Enrique Faria

Dr. Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Neurocientista, Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e do Grupo de Estudos de Hipnose da UNIFESP. Doutor em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta e Neuroeducador com especializações em Neurociência Clínica e Educacional, Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia, Psicanálise Clínica, Didática e Metodologia do Estudo. Trainer e Master Practitioner com formações internacionais em Hipnose e em PNL – Programação Neurolinguística. Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA). Professor de Hipnose e PNL. Palestrante e Professor em cursos de MBA e Pós-graduação em grandes universidades. Autor e coautor de livros e mais de 150 artigos em jornais e revistas.

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google