Uma dose de álcool por dia já diminui volume do cérebro, segundo estudo

Bebida e simpson

Apenas uma dose diária de álcool já é capaz de reduzir o volume do cérebro, de acordo com um estudo publicado no periódico Nature. Segundo os cientistas, as consequências parecem piorar conforme o consumo de álcool aumenta.

Para se ter uma ideia, os cientistas definiram a unidade de álcool da seguinte forma: uma lata de cerveja ou uma taça de vinho equivale a duas unidades; uma dose única de destilados equivale a uma unidade.

Para a pesquisa, foram estudadas imagens cerebrais de quase 37 mil adultos de meia idade e idosos de ascendência europeia. O consumo de álcool relatado variou de baixo (uma a duas doses por dia) a alto (mais de quatro doses por dia).

Os resultados mostraram que a ingestão de bebida alcoólica, mesmo que baixa, está negativamente associada a medidas de volume cerebral.

Quem bebia uma ou duas unidades por dia, por exemplo, já tinha alterações na macro e microestrutura do cérebro. Quem bebia três unidades diárias teve uma redução na massa branca e cinzenta que pareceu que seu cérebro era 3,5 anos mais velho. Beber quatro unidades de álcool por dia envelheceu o cérebro de uma pessoa em mais de 10 anos.

“Não é linear. Fica pior quanto mais você bebe”, disse o primeiro autor do estudo Remi Daviet, professor assistente de marketing na Wisconsin School of Business da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), em um comunicado à imprensa.

Mas é importante salientar que o estudo tem limitações. Além de analisar indivíduos apenas de determinada faixa etária e de uma única região do mundo, o consumo relatado pelos participantes é de apenas um ano antes. As estimativas podem não mostrar se o consumo anterior ao estudo tem impacto nos resultados.

As análises também não consideram pessoas com diagnóstico anterior de abuso de álcool. Estudos anteriores mostraram que o cérebro tem uma recuperação com a cessação do consumo de álcool em indivíduos com o distúrbio, mas isso varia com a idade e o gênero, e a recuperação pode ser incompleta. Assim, um diagnóstico anterior provavelmente influenciaria os resultados. Portanto, mais pesquisas são necessárias.

Que tal conhecer um pouco sobre Hipnoterapia, PNL e Neurociência agora? É só clicar aqui! ou no link: https://estudiodamente.com.br/

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Visite o canal do Estúdio da Mente no YouTube.

Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/03/05/uma-dose-de-alcool-por-dia-ja-diminui-volume-do-cerebro-segundo-estudo.htm

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Sobre o Autor

Sergio Enrique mostrando cérebro na hipnose

Prof. Sergio Enrique Faria

Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta, Coach, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística.
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Pós-graduado em Neurociência Clínica e Educacional. Pós-graduado em Neuropsicologia, Pós-graduado em Neuropsicopedagogia, Pós-graduado em Psicanálise Clínica, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduado em Comércio Exterior e Bacharel em Administração de Empresas, Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA).
Palestrante, treinador e Professor universitário em cursos de pós-graduação e MBA. Autor e coautor dos livros: “Vendas e Negociação com PNL – como entrar nas mentes de seus clientes”. “Manual completo de PNL – Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência” e “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. 

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google
Open chat