Já passou ou está chegando aos 30? Então leia isso…

Imagem cérebro tomando soro
A expectativa de vida dos brasileiros gira em torno dos 70 anos. Mas, será que a vida útil do cérebro também acompanha essa idade?

Muita gente anda preocupada com o futuro do próprio cérebro. Lapsos de memória, problemas de concentração, velocidade reduzida de raciocínio e desregulação emocional são apenas algumas das condições temidas. Nunca se exigiu tanto das funções cognitivas; o mundo está acelerado e perdemos o senso de produtividade diante de tanta informação. A internet publica diariamente inúmeras dicas e fórmulas voltadas para otimizar as funções cerebrais e, mais do que isso, preservá-las. Às vezes, ficamos perdidos…

Por outro lado, a ciência avança. Os cientistas conseguiram determinar recentemente quando é que o cérebro começa a apresentar um declínio de suas funções. E pasmem! É muito mais cedo do que se pensava…

Em 2009, Timothy Salthouse, pesquisador da Universidade da Virgínia, divulgou um estudo que avaliou as habilidades cognitivas de 2 mil pessoas. Confira os resultados:

  • Auge: o pico do funcionamento cerebral é aos 22 anos, permanecendo otimizado por aproximadamente 5 anos;
  • Declínio: a partir dos 27 anos, a maior parte das funções cerebrais começa a declinar;

Olha o que acontece quando você completa 30 anos de idade…

Memória-17%velocidade mental-27,3% raciocínio lógico-37,5%.

A explicação que os cientistas atribuem a esses dados é evolutiva. Segundo eles, o pico de atividade cerebral parece acompanhar a idade reprodutiva. Apesar de cada vez mais adiarmos a concepção de descendentes, ou mesmo optarmos por não termos filhos, por questões morais, religiosas e/ou econômicas, a faixa etária que vai do final da adolescência e se estende aos 30 anos continua sendo a mais propicia biologicamente para a concepção. Passado isso, o cérebro meio que entraria em um estado de latência funcional. Questionável… admito.

Não criemos pânico!

Estamos desenvolvendo mais e mais alternativas para retardar esse declínio funcional neurológico; já utilizamos em larga escala estratégias para freá-lo. Reconhecemos comportamentos errados que podem interferir na saúde dos nossos neurônios, e temos a opção de mudar o curso do nosso destino.

Além disso, o mesmo estudo norte-americano citado acima revelou que certas habilidades, como a linguagem verbal, continuam a se desenvolver por décadas. Especificamente, até por volta dos 60 anos.

Por milhares de anos ampliamos a nossa expectativa de vida, que era estimada em 30 anos na época em que os nossos ancestrais ainda viviam nas cavernas. Está na hora de ampliar também a nossa capacidade cerebral ao longo do tempo. O que você tem feito para isso?

Que tal conhecer um pouco sobre Hipnose e Hipnoterapia agora? É só clicar aqui!

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Clique aqui para assistir a um vídeo onde o prof. Sergio Enrique tira dúvidas sobre Hipnose e Hipnoterapia.

Fonte: http://meucerebro.com/ja-passou-ou-esta-chegando-aos-30-anos-voce-precisa-ler-isso/ 

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Sobre o Autor

Sergio Enrique mostrando cérebro na hipnose

Prof. Sergio Enrique Faria

Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta, Coach, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística.
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Pós-graduado em Neurociência Clínica e Educacional. Pós-graduado em Neuropsicologia, Pós-graduado em Neuropsicopedagogia, Pós-graduado em Psicanálise Clínica, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduado em Comércio Exterior e Bacharel em Administração de Empresas, Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA).
Palestrante, treinador e Professor universitário em cursos de pós-graduação e MBA. Autor e coautor dos livros: “Vendas e Negociação com PNL – como entrar nas mentes de seus clientes”. “Manual completo de PNL – Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência” e “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. 

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google
Open chat