É estranho, mas cheirar a roupa suada de quem você ama reduz o estresse

Pode parecer mandinga sem sentido, mas confie: cheirar as roupas suadas da pessoa amada pode fazer você relaxar. Um novo estudo, realizado na University of British Columbia, no Canadá, mostrou que o aroma de camisetas usadas por seu parceiro diminui o nível de cortisol, hormônio relacionado aos sintomas do estresse.

Sim, é esquisito. Podem até achar você bem maluco por carregar roupas do crush na mochila para cheirar quando bater o nervosismo. Mas, no desespero, quem sabe, não é? Ainda mais se a ciência comprova a eficiência.

Para a pesquisa, foram recrutados 96 casais heterossexuais, todos com namoros de seis meses ou mais.

Os cientistas pediram para que os homens tomassem banho com cosméticos sem perfume e, em seguida, vestissem uma camisa branca (padrão para todos os voluntários). Eles passaram 24 horas seguidas com a roupa, sem usar nada que pudesse interferir no cheiro, como perfumes. Também foi proibido fumar ou comer alimentos picantes, que escondem o odor natural do corpo.

Em seguida –aqui que a coisa fica doida–, as mulheres foram designadas aleatoriamente para um teste de cheiros. Três camisetas diferentes estavam na sala: a do parceiro, uma blusa usada por um estranho e uma limpa (lavada com detergente sem perfume). Sem saber a procedência das roupas, as meninas precisavam escolher aleatoriamente entre uma delas e respirar bem fundo.

Depois da “fungada”, as mulheres participaram de um teste estressante em frente a juízes e câmeras. A entrevista tinha perguntas como contar de trás para frente em intervalos de 17 números.

Os pesquisadores perguntavam às mulheres sobre o nível de estresse e coletavam amostras de saliva para medir os níveis de cortisol. Em seguida, as meninas foram autorizadas a relaxar e ler revistas.

Para comprovar que o amor relaxa e nos deixa mais plenos, ao comparar os dados, ficou claro que as mulheres que cheiraram a camisa do parceiro antes da tensa entrevista foram beneficiadas por uma redução de estresse. Elas conseguiram responder o questionário mais tranquilamente e relaxaram mais no momento de leitura.

Então, se estiver perdendo a cabeça, peça para a pessoa amada ajudar você a recuperar a calma emprestando uma roupinha suada. Ou simplesmente dê um abraço bem demorado no seu amor e respire fundo.

Que tal conhecer um pouco sobre Hipnoterapia, PNL e Neurociência agora? É só clicar aqui! ou no link: https://estudiodamente.com.br/

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Visite o canal do Estúdio da Mente no YouTube.

Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/01/12/trago-a-desejada-calma-em-1-segundo-basta-cheirar-a-roupa-da-pessoa-amada.htm

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o Autor

Prof. Sergio Enrique Faria

Dr. Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Neurocientista, Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e do Grupo de Estudos de Hipnose da UNIFESP. Doutor em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta e Neuroeducador com especializações em Neurociência Clínica e Educacional, Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia, Psicanálise Clínica, Didática e Metodologia do Estudo. Trainer e Master Practitioner com formações internacionais em Hipnose e em PNL – Programação Neurolinguística. Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA). Professor de Hipnose e PNL. Palestrante e Professor em cursos de MBA e Pós-graduação em grandes universidades. Autor e coautor de livros e mais de 150 artigos em jornais e revistas.

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google