Cientistas descobrem mais sobre os canhotos e porque nascem assim

Imagem canhoto escrevendo

Já se sabe ao certo qual foi a maior conspiração da História. Sem dúvida foi a conspiração contra a esquerda, combatida por todos os lados, nos dois hemisférios, como se houvesse um acordo sinistro entre todos os que preferiam a direita – a mão direita, bem entendido. Durante milhares de anos, quase sem exceção, o lado esquerdo ficou com o pior pedaço e isso é demonstrado, na prática, nas crenças preconceituosas e palavras pejorativas que lhe são associadas. Por outro lado, “à direita do Deus Pai”, como está na Bíblia, ficam as boas ovelhas. Direito máximo, injustiça máxima: a supervalorização do destro somada a um fator real – a maioria das pessoas é mais hábil com a mão direita – estigmatizou os canhotos, aqueles que dominam melhor a mão esquerda, como pessoas no mínimo diferentes e esquisitas.

Até há poucas décadas, os canhotos eram castigados ou convencidos de alguma forma a trocarem direitinho de mão. Escrever com a “mão errada” era desde sinal de insubordinação grave até prova de dificuldade de aprendizado. Mas a medicina moderna e as novas teorias pedagógicas, de mãos dadas, derrubaram essas idéias falsas. Reconhece-se que a mão esquerda de um canhoto não é nada canhestra. E como as pessoas passaram a ter o direito de preferir o lado esquerdo, nos últimos anos o número conhecido de canhotos aumentou consideravelmente. Hoje se estima que existem cerca de dez canhotos em cada cem pessoas de qualquer população. Isso comprova: os canhotos são minoria no mundo. Mas uma minoria de 500 milhões de pessoas. O que não se sabe é quantas pessoas usam a mão direita forçadas por pressões do ambiente.

Ser canhoto é fazer um esforço a mais para coisas tão banais do cotidiano que, na verdade, não deveriam exigir esforço algum. Saca-rolhas, torneiras, maçanetas – tudo o que gira, gira para a direita na ditadura dos destros. Para os canhotos, de duas, uma: ou vivem um eterno jogo de desmunhecar ou aprendem a lidar com as coisas usando a mão direita. Existem em muitos países indústrias preocupadas também com esse lado (esquerdo) da questão, fabricando objetos próprios para as mãos canhotas. A pioneira foi uma fábrica finlandesa que, em 1954, começou a produzir tesouras canhotas, ou seja, com as laminas invertidas.

Nos Estados Unidos e na Europa existem associações de canhotos, que batalham por seus direitos – igualdade de oportunidades no trabalho, por exemplo. No Brasil, uma Associação Brasileira de Canhotos (Abracan) surgiu no final da década de 70, e conseguiu apoios ilustres, como o do então presidente João Figueiredo, um canhoto; também conseguiu do governo Paulo Maluf, de São Paulo, a determinacão de que ao menos cinco por cento das carteiras nas escolas públicas sejam para canhotos, isto é, com a mesinha de apoio no lado esquerdo. Em 1982. porém. a Abracan fechou por falta de recursos, deixando aproximadamente 14 milhões de brasileiros canhotos na mão dos destros.

Uma das teorias mais aceitas para justificar á preferência pelo lado direito das coisas diz que isso surgiu com os primitivos habitantes do hemisfério Norte, adoradores do Sol. Pois, no hemisfério Norte, o Sol parece mover-se no sentido horário, para a direita. Seguindo nessa mesma direção, os budistas fazem suas caminhadas para meditar; os peregrinos que vão a Meca rezar para Alá circundam da estluertici para a direita a Ka’aba, a construção onde está a pedra sagrada dos seguidores de Maomé. Os muçulmanos, aliás, chegam a ponto de afirmar que Deus tem duas mãos direitas.

A própria Bíblia exalta a mão direita, simbolicamente a mão que ” sabe dar”, já que a esquerda é a que recebe de Deus o sopro da vida. Michelângelo,( pintor italiano canhoto, retratou esse momento da Criação no teto da Capela Sistina). O Antigo Testamento diz que Eva foi criada a partir da costela esquerda de Adão; tanto pior, porque dai se estabelece nos textos bíblicos toda uma duradoura ligação do lado esquerdo com o pecado e a tentação.

Na Idade Média, a Inquisição queimará os canhotos, como praticantes de bruxarias, mensageiros da morte e enviados do Diabo.

Também na Idade Média a mão esquerda passa a ser relacionada com a sujeira A explicação para isso até que tem alguma lógica: num período em que lavar-se era um hábito raro, a limpeza ficava por conta da mão esquerda, inclusive a higiene íntima. Com medo de sujar-se, as pessoas só se cumprimentavam com a mão direita , a mesma usada para comer ou pentear-se.

As escritas alfabéticas , de modo geral, indiscutivelmente favorecem os destros, porque correm da esquerda para a direita. Nessa direção, o canhoto cobre com a própria mão o que está escrevendo ou acaba torcendo o punho, segurando a caneta com a mão em forma de gancho. As exceções mais conhecidas são o hebraico e o árabe, escritos da direita para a esquerda. Já o grego é conhecido como caminho de boi, por formar um zigue-zague: vai da esquerda para a direita numa linha e da direita para a esquerda na linha seguinte.

Na realidade ninguém pode afirmar com total segurança que este ou aquele motivo é que origina o preconceito ou as desvantagens que levam os canhotos. Até porque nem a ciência moderna conseguiu encontrar uma explicação para o próprio fenômeno do canhotismo. Os macacos ou são ambidestros ou dividem-se em igual proporção entre esquerdistas e direitistas. Só no homem o ambidestrismo é uma raridade – apenas duas de cada cem pessoas, em média, são tão hábeis com a esquerda como com a direita.

Justamente por causa dessa falta de explicações seguras, o canhotismo foi o bode expiatório das mais diversas mazelas. “Atualmente sabemos que o canhoto pode ter tantos problemas de saúde ou de aprendizado quanto um destro: não há vantagem em ser um ou outro”, ensina o professor de neurologia Saul Cypel, da Universidade de São Paulo. A única expressão orgânica do canhotismo é o fato de o lado direito do cérebro ser aproximadamente onze por cento maior do que o esquerdo e dele partir um feixe mais espesso de nervos.

Nos destros, o lado esquerdo do cérebro é o mais desenvolvido, porque o cérebro exerce um comando cruzado,ou seja, a parte direita do corpo é comandada pelo hemisfério cerebral esquerdo, enquanto a parte esquerda é comandada pelo hemisfério cerebral direito. Os ambidestros têm os dois hemisférios exatamente iguais e feixes de nervos da mesma espessura nos dois lados.

É sabido que o canhotismo tem a ver com a hereditariedade. “Há uma incidência maior de canhotos em famílias onde já existem canhotos”, diz o doutor Cypel.

Normalmente, um casal de canhotos tem cinqüenta por cento de chances de ter um filho canhoto: quando o pai ou a mãe prefere a mão esquerda, essa probabilidade cai para não mais de vinte por cento; quando os pais são destros, a probabilidade de terem um filho canhoto é de apenas dois por cento.

O que nos faz destros ou canhotos?

Essa pergunta atrai a atenção de cientistas há muito tempo. Uma nova pesquisa indica que tudo que se acreditava até agora está errado.

De acordo com cientistas da Ruhr-Universität Bochum, uma universidade alemã, a resposta não está no cérebro, como se acreditava. “Os resultados mudam nossa compreensão das causas que levam à assimetria hemisférica”, concluem os pesquisadores.

Em resumo, o estudo chegou à conclusão que a assimetria hemisférica, basicamente a causa de sermos destros ou canhotos, está determinada desde o útero. A pesquisa afirma que na 13ª semana, fetos já demonstram preferência por um dos lados do corpo para a realização de movimentos na gestação.

Exames de ultrassom mostraram que essa inclinação a usar uma das mãos, por exemplo, começa a ser definida na oitava semana de gestação. Ao contrário do que se acreditava, essa característica não é definida por características cerebrais. A grande responsável por uma pessoa ser destra ou canhota é sua medula espinhal.

A nova teoria descarta a influência do cérebro nessa característica biológica. De acordo com os pesquisadores, fetos de oito semanas já têm o hábito de levar a mão direita ou esquerda à boca. Esse prazo é anterior à formação completa da ligação entre o córtex motor (no cérebro) e a medula espinhal (que leva a ordem de movimentos ao corpo).

Com isso, eles foram capazes de descartar a influência determinante do cérebro sobre o fato de a pessoa ser destra ou canhota. A teoria recai, portanto, sobre a medula espinhal—apontada como definidora para a preferência pelo uso de um lado do corpo.

A teoria apresentada pelos pesquisadores da universidade alemã traçou uma ligação entre atividades de genes na medula como a causa central para a assimetria hemisférica.

Essas atividades ocorrem de forma assimétrica na medula, o que acaba causando a preferência pelo uso de um dos lados do corpo.

A pesquisa foi realizada em parceria com a Dutch Radboud University, na Holanda, e com a sul-africana Stellenbosch University.

Confira 20 curiosidades sobre os canhotos:

1. Pesquisas indicam que canhotos têm mais chances de serem esquizofrênicos e disléxicos. Também há mais chances de que eles desenvolvam doença de Crohn e colite ulcerativa.

2. Canhotos possuem maiores habilidades em outras partes do lado esquerdo do corpo além da mão. Entre elas: o pé, os olhos e a audição da orelha esquerda também costuma ser mais aguçada.

3. De acordo com alguns estudos, canhotos possuem uma melhor noção espacial e são melhores com números e matemática. Enquanto isso, destros possuem uma melhor habilidade verbal.

4. Um dos genes que pode influenciar a habilidade com a mão esquerda é o LRRTM1. A relação foi descoberta em um estudo com crianças disléxicas e cientistas acreditam que essa característica é herdada do pai.

5. Ultrassons mostram que, já no útero, 90% dos bebês preferem o dedão direito da mão – o que ‘casa’ com a separação da população entre destros (aproximadamente 90%) e canhotos (os 10% restantes).

6. Em um experimento recente divulgado na conferência da British Psychology Society, canhotos que assistiram “O silêncio dos inocentes” mostraram mais sinais de medo do que os destros. A explicação científica é que isso acontece porque o lado direito do cérebro é o dominante em canhotos – e é ele o responsável pela sensação do medo.

7. Existe um prêmio na faculdade Juniata, em Huntington, na Pensilvânia, que oferece uma bolsa de 1500 dólares apenas para estudantes canhotos que alcançam boas notas.

8. O lado esquerdo é culturalmente considerado o lado feminino. Mesmo assim, dados sugerem que homens canhotos são mais comuns do que mulheres.

9. Uma prova de que a habilidade com a mão esquerda é transmitida entre famílias são os canhotos da família real britânica: a Rainha Elizabeth, o Príncipe Charles e o Príncipe William são canhotos.

10. Os canhotos sempre foram uma minoria – de acordo com historiadores, até em Neandertais os destros eram dominantes.

11. Canhotos ficam envergonhados mais facilmente – segundo cientistas da Universidade Abertay, na Escócia, os canhotos costumam afirmar que se preocupam com seus erros e com críticas mais do que os destros, considerados mais impulsivos.

12. Enquanto o mito diz que canhotos têm mais chances de serem alcoólatras, uma pesquisa feita com 25 mil pessoas de 12 países revelou que não há essa tendência – apesar de canhotos beberem com mais frequência o desenvolvimento de alcoolismo não pode ser relacionado.

13. Mamíferos também podem ser destros ou canhotos, de acordo com Stanley Coren, psicólogo da Universidade de British Columbia. É possível notar que eles favorecem o uso de uma pata dianteira em detrimento da outra.

14. Há estudos que apontam que os canhotos vivem, em média, 9 anos a menos do que destros.

15. Entre homens, estima-se que os canhotos sejam 15% mais ricos. Se analisados homens que foram para a faculdade, o número sobe para 26%.

16. Apenas 50% dos canhotos usa o mouse do computador com a mão esquerda. Da mesma forma, 68% usam a mão direita para cortar algo com tesouras e 74% cortam alimentos com a faca na mão direita. São reflexos de uma sociedade majoritariamente destra.

17. Estatisticamente, quanto mais velha é a mãe, maior a chance de seu filho ser canhoto – embora o motivo ainda não seja conhecido pela ciência.

18. Canhotos alcançam a puberdade de 4 a 5 meses depois de destros.

19. Jogadores de videogame canhotos conseguem responder a estímulos variados mais rápido – logo, pelo seu tempo de reação menor, costumam jogar melhor do que destros.

20. Enquanto 10% da população é de canhotos, a taxa de participação de canhotos no Mensa (sociedade que reúne as pessoas com os maiores QIs do mundo) é de 20% – sugerindo que eles tem mais probabilidade de serem gênios.

Que tal conhecer um pouco sobre Hipnose e Hipnoterapia agora? É só clicar aqui!

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Clique aqui para assistir a um vídeo onde o prof. Sergio Enrique tira dúvidas sobre Hipnose e Hipnoterapia.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Sobre o Autor

Sergio Enrique mostrando cérebro na hipnose

Prof. Sergio Enrique Faria

Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta, Coach, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística.
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Pós-graduado em Neurociência Clínica e Educacional. Pós-graduado em Neuropsicologia, Pós-graduado em Neuropsicopedagogia, Pós-graduado em Psicanálise Clínica, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduado em Comércio Exterior e Bacharel em Administração de Empresas, Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA).
Palestrante, treinador e Professor universitário em cursos de pós-graduação e MBA. Autor e coautor dos livros: “Vendas e Negociação com PNL – como entrar nas mentes de seus clientes”. “Manual completo de PNL – Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência” e “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. 

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

18 comentários em “Cientistas descobrem mais sobre os canhotos e porque nascem assim”

  1. Oi, boa noite. Sou canhota
    Sobre a curiosidade de número 17, não está totalmente correta. Minha mãe tinha 21 anos quando nasci. Não acho que a idade das mães influência nesse caso kkkkk

  2. Sou canhota e tenho certa facilidade com a mão direita, consigo escrever (por tempo prolongado sinto um certo desconforto pelo esforço) e uso o mouse, tesoura e inclusive chuto melhor com a perna direita… posso me considerar ambidestra por isso?

    1. Oi Bruna, tudo bem?
      É interessante que algumas pessoa são canhotas nos membros superiores mas não são nos membros inferiores e vice-versa.
      Se você consegue escrever e realizar atividades de habilidade e força com as duas mãos você faz parte do time dos ambidestros!
      Uau, que inveja!

  3. BenicioBENICIO

    conheço o canhoto pelo penteado, os homens canhotos penteiam da direita para esquerda. o que eu descordo é que ja li toda a biblía e ela exalta o canhoteiro, eram tidos como os melhores em varias passagens , ex Juízes 20:16 eram os melhores atiradoreso , o rei Davi tinha um grupo de arqueiros canhotos no seu exército, por serem os melhores.

  4. Me u nome e starlly eu sou canhoto desde criança minha mãe min teve jovem , , i eu não min arrependo de ser canhoto , apesar das crítica s Quir eu já sofri no trabalho i com familiares.

  5. Sou canhoto e trabalho em Banco. Sempre que atendo um cliente, e percebo que é canhoto, olho a data de nascimento e, por observação, percebi que a maioria dos canhotos nasceram em Setembro, Outubro ou Novembro.
    Não é uma regra, apenas um dado observado. Já busquei algum estudo sobre isso mas nada encontrei.

  6. Sérgio, vc sabe algo sobre a relação entre ser canhoto (mão, pernas, olhos) e transtornos de comunicação. Uma fono me passou esta informação. E como lidar com uma criança canhota e com altas habilidades (leitura e matemática), e ao mesmo tempo, dificuldades de comunicação social?

    1. Olá Rita
      Eu não conheço relação entre ser canhoto e ter transtornos de comunicação. Há muitos canhotos notáveis como Leonardo da Vinci, Mozart, Nicola Tesla e Aristóteles, Bill Gates e Barack Obama, este último conhecido por sua notável habilidade em comunicação.
      A melhor forma de lidar com uma criança com altas habilidades e dificuldades de comunicação é levá-la a um neuropsicopedagogo para que ele faça a devida avaliação e indique a melhor forma de lidar com a possível dificuldade da criança.

  7. Ouvi a respeito de uma teoria que no fundo tem um pouco de verdade.
    Uma mãe destra, para ter facilidade em fazer alguma atividade alem de por necessidade ter que segurar o filho, vai usar a mão direita em suas atividades.O filho , ainda nenem será mantido no colo atraves da mão esquerda.
    Isso faz com que a mão direita de nenem(bebe) fique presa entre a corpo da mãe e o proprio bebe.
    Esse fato a media prazo “transforma” o bebe em canhoto, que é o braço que ficou livre.
    Logico que essa regra não vale para todos os bebes e suas mães pois ha variaveis no processo.

  8. Sérgio minha mãe teve três filhos, duas mulheres e um homem, e todos somos canhotos sem que haja nenhum outro membro canhoto em nossa árvore genealógica até a quarta geração, que pudemos constatar.
    Como isto poderia se explicar, se é que se explica?
    Sou ambidestra, somente não escrevo corretamente com a mão direita, mas faço qualquer outra atividade com as duas mãos com a mesma habilidade e acredito que isto não seja por nenhum razão excepcional, mas sim pela lei da sobrevivência desde o nosso nascimento, quando fomos obrigados a nos adaptar ao mundo dos destros, o que consequentemente nos conduz para uma estimulação igual dos dois hemisférios cerebrais.

    1. Olá Dulce. Muito interessante Por alguma combinação genética de seus pais isso ocorreu. E como você treinou as duas mãos, o cérebro se adaptou e você se tornou ambidestra… Muito bacana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google
Open chat