Quando pensar muito faz mal: conheça a Síndrome do Pensamento Acelerado

A ansiedade, a impaciência, os problemas diários, a sobrecarga de tarefas e a necessidade de resolver tudo ao mesmo tempo podem favorecer o surgimento da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), chamada de “mal do século”. O distúrbio, cada vez mais comum devido ao ritmo de vida atual, ainda não é considerado uma doença, mas um sintoma de ansiedade, um dos temas tratados no recém-lançado livro “Emoções e saúde: um novo olhar sobre a prevenção”, dos médicos Gilberto Ururahy e Éric Albert (editora Rocco).

Pessoas com SPA ficam com a mente hiperpensante — ou seja, funcionando com várias ideias simultaneamente, sobretudo projetos de trabalho, e em velocidade intensa.

O excesso de informações, o encurtamento de prazos e as novas tecnologias, que tornam os indivíduos escravos do trabalho, provocam essa aceleração do pensamento — diz o psiquiatra Sérgio Lima, diretor da Clínica Spatium.

De acordo com o clínico geral Jamiro Wanderley, consultor do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada (CPDEC) na área de qualidade de vida, o problema leva à perda de autonomia para priorizar afazeres e ao desgaste físico e mental.

A pessoa fica com dificuldade para descansar, porque vai dormir e continua pensando em várias coisas, e passa a não prestar atenção nem ao que está falando — explica o médico. — Na primeira fase da SPA, o indivíduo se sente superprodutivo, fazendo mil tarefas. Depois, começa a cometer deslizes.

 Relaxamento é a chave

Irritabilidade com quem age de maneira mais lenta, intolerância a contrariedades, diminuição da produtividade e esquecimento são outros sintomas da SPA. Entre os sinais físicos, estão insônia, fadiga, aumento da pressão, taquicardia e falta de ar.

Crianças também estão sujeitas a sofrer do distúrbio, principalmente aquelas que têm muitas atividades extracurriculares. Uma boa forma de prevenção é repensar a agenda e desacelerar a mente com técnicas de relaxamento, como meditação, que também ajuda no tratamento do problema.

Relaxamentos em sessões de hipnose também são ótimos aliados para quem deseja acalmar a mente, explica o psicanalista e hipnoterapeuta prof. Sergio Enrique. Que tal conhecer um pouco sobre Hipnose e Hipnoterapia agora? É só clicar aqui!

Ter um hobbie e fazer atividade física também são excelentes. É preciso voltar a olhar para dentro de si. A pessoa com SPA parece alguém muito comprometido, mas, na verdade, está desgovernado.

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Clique aqui para assistir a um vídeo onde o prof. Sergio Enrique tira dúvidas sobre Hipnose e Hipnoterapia.

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/quando-pensar-muito-faz-mal-conheca-sindrome-do-pensamento-acelerado-18334578.html

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Sobre o Autor

Sergio Enrique mostrando cérebro na hipnose

Prof. Sergio Enrique Faria

Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta, Coach, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística.
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Pós-graduado em Neurociência Clínica e Educacional. Pós-graduado em Neuropsicologia, Pós-graduado em Neuropsicopedagogia, Pós-graduado em Psicanálise Clínica, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduado em Comércio Exterior e Bacharel em Administração de Empresas, Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA).
Palestrante, treinador e Professor universitário em cursos de pós-graduação e MBA. Autor e coautor dos livros: “Vendas e Negociação com PNL – como entrar nas mentes de seus clientes”. “Manual completo de PNL – Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência” e “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. 

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

1 comentário em “Quando pensar muito faz mal: conheça a Síndrome do Pensamento Acelerado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google
Open chat