Psicologia das cores

imagem psicologia das cores no marketing

Psicologia das Cores

Desde os tempos dos primeiros seres vivos na terra, as cores têm grande importância para os animais principalmente para os seres humanos. Graças às experiências obtidas por nossos antepassados, foi-se formando inconscientemente a psicologia das cores. Por meio do instinto de sobrevivência, os primeiros seres humanos tiveram que aprender identificar os perigos do seu dia-a-dia. E as cores exerceram um papel fundamental. Continue lendo este artigo e você saberá os motivos.

O SURGIMENTO DA PSICOLOGIA DAS CORES

A cor é assimilada pelo ser humano através do sentido da visão. A visão é dos cinco sentidos o que mais rapidamente conduz a informação até ao cérebro. Dessa forma os olhos são os sensores e o cérebro é o processador. Desse modo podemos concluir que através da visão e da experiência, nossos antepassados foram descobrindo a importância e o poder das  cores em nossas vidas. Dai em diante o ser humano foi desenvolvendo conscientemente a psicologia das cores.

A Psicologia das cores no Marketing

Por todos os lugares que passamos (grandes centros urbanos ou cidades no interior), nos deparamos com várias misturas de cores. Vemos cores sendo usadas em automóveis, casas, restaurantes, logomarcas e principalmente por todos os tipos de publicidade.

Isto porque as existe o poder das cores: elas causam um estímulo imediato, e que dependendo da cor escolhida provocará diversas reações em seus observadores, sejam elas  positivas ou negativas.

Várias marcas ao redor do mundo utilizam as cores de forma estratégica para atingirem seus públicos-alvo e consequentemente venderem mais seus produtos e serviços.Como é o caso da McDonald’s e StarBucks. Vamos dar uma olhada :

psicologia das cores

Com base nessas imagens acima podemos verificar que as cores possuem diversos efeitos sobre os consumidores , algumas estimulam as áreas do cérebro as quais podem promover excitação ou tranquilidade .Sabendo disso as grandes empresas são facilmente capazes de influenciar seu público-alvo simplesmente combinando as cores certas.

 

Veja algumas estatísticas sobre a influência e a psicologia das cores:

A cor pode ser responsável por 60% da aceitação ou rejeição de um produto ou serviço

  • 84,7% dos consumidores acham que a cor é mais importante que muitos outros fatores ao escolher um produto.
  • 93% das pessoas observam o aspecto visual para comprar, 6% olham a textura e 1% decide pelo som ou pelo cheiro.
  • 80% das pessoas acreditam que as cores aumentam o reconhecimento de uma marca.
  • As pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre um ambiente ou produto dentro de 90 segundos após a visualização inicial. Em torno de 62% e 90% dessa avaliação é baseada somente nas cores.
  • Anúncios em cores são vistos 42% mais frequentemente que os mesmos anúncios em branco e preto.
  • Cores podem melhorar em 73% a compreensão, entre 55% e 68% o aprendizado e em 40% a leitura.
  • 2 de 3 consumidores NÃO comprarão um grande produto desejado se este não estiver em sua cor favorita.

 Fonte: http://guilhermefigueiredo.net.br/blog/psicologia-das-cores/

Gostou deste artigo? Que tal conhecer um pouco sobre Hipnose e Hipnoterapia agora? É só clicar aqui!

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no facebook clicando aqui.

Clique aqui para assistir a um vídeo onde o prof. Sergio Enrique tira dúvidas sobre Hipnose e Hipnoterapia.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Sobre o Autor

Sergio Enrique mostrando cérebro na hipnose

Prof. Sergio Enrique Faria

Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta, Coach, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística.
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Pós-graduado em Neurociência Clínica e Educacional. Pós-graduado em Neuropsicologia, Pós-graduado em Neuropsicopedagogia, Pós-graduado em Psicanálise Clínica, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduado em Comércio Exterior e Bacharel em Administração de Empresas, Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA).
Palestrante, treinador e Professor universitário em cursos de pós-graduação e MBA. Autor e coautor dos livros: “Vendas e Negociação com PNL – como entrar nas mentes de seus clientes”. “Manual completo de PNL – Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência” e “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. 

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google
Open chat