Psicologia das Cores
Desde os tempos dos primeiros seres vivos na terra, as cores têm grande importância para os animais principalmente para os seres humanos. Graças às experiências obtidas por nossos antepassados, foi-se formando inconscientemente a psicologia das cores. Por meio do instinto de sobrevivência, os primeiros seres humanos tiveram que aprender identificar os perigos do seu dia-a-dia. E as cores exerceram um papel fundamental. Continue lendo este artigo e você saberá os motivos.
O SURGIMENTO DA PSICOLOGIA DAS CORES
A cor é assimilada pelo ser humano através do sentido da visão. A visão é dos cinco sentidos o que mais rapidamente conduz a informação até ao cérebro. Dessa forma os olhos são os sensores e o cérebro é o processador. Desse modo podemos concluir que através da visão e da experiência, nossos antepassados foram descobrindo a importância e o poder das cores em nossas vidas. Dai em diante o ser humano foi desenvolvendo conscientemente a psicologia das cores.
A Psicologia das cores no Marketing
Por todos os lugares que passamos (grandes centros urbanos ou cidades no interior), nos deparamos com várias misturas de cores. Vemos cores sendo usadas em automóveis, casas, restaurantes, logomarcas e principalmente por todos os tipos de publicidade.
Isto porque as existe o poder das cores: elas causam um estímulo imediato, e que dependendo da cor escolhida provocará diversas reações em seus observadores, sejam elas positivas ou negativas.
Várias marcas ao redor do mundo utilizam as cores de forma estratégica para atingirem seus públicos-alvo e consequentemente venderem mais seus produtos e serviços.Como é o caso da McDonald’s e StarBucks. Vamos dar uma olhada :
Com base nessas imagens acima podemos verificar que as cores possuem diversos efeitos sobre os consumidores , algumas estimulam as áreas do cérebro as quais podem promover excitação ou tranquilidade .Sabendo disso as grandes empresas são facilmente capazes de influenciar seu público-alvo simplesmente combinando as cores certas.
Veja algumas estatísticas sobre a influência e a psicologia das cores:
A cor pode ser responsável por 60% da aceitação ou rejeição de um produto ou serviço
- 84,7% dos consumidores acham que a cor é mais importante que muitos outros fatores ao escolher um produto.
- 93% das pessoas observam o aspecto visual para comprar, 6% olham a textura e 1% decide pelo som ou pelo cheiro.
- 80% das pessoas acreditam que as cores aumentam o reconhecimento de uma marca.
- As pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre um ambiente ou produto dentro de 90 segundos após a visualização inicial. Em torno de 62% e 90% dessa avaliação é baseada somente nas cores.
- Anúncios em cores são vistos 42% mais frequentemente que os mesmos anúncios em branco e preto.
- Cores podem melhorar em 73% a compreensão, entre 55% e 68% o aprendizado e em 40% a leitura.
- 2 de 3 consumidores NÃO comprarão um grande produto desejado se este não estiver em sua cor favorita.
Fonte: http://guilhermefigueiredo.net.br/blog/psicologia-das-cores/
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