O que acontece com o seu cérebro quando você não dorme direito

Homem dormindo no trabalho

Ficar cansado é terrível para o seu cérebro, e pode ser extremamente destrutivo, afinal, você fica mais propenso a tomar decisões arriscadas, a esquecer o que fez e, muitas vezes, a agir feito idiota. Para que você tenha ideia da gravidade do problema, saiba que dirigir cansado é tão perigoso quanto dirigir bêbado.

As pessoas necessitam de uma quantidade diferente de horas de sono. Enquanto algumas se satisfazem dormindo 5 ou 6 horas por noite, outras precisam de 8 ou 10 horas. Para evitar danos a sua saúde, durma o suficiente para você –  na média 8h por dia – para ter um cérebro em plena forma. Afinal, os efeitos do cansaço no órgão não são legais, confira:

1. Perda de memória

O hipocampo, uma parte do cérebro, exibe um padrão de atividade neural quando a mente “grava” novas informações. Cientistas acreditam que o órgão faz essa atividade enquanto nós dormimos – sim, enquanto dormimos, gravamos as informações. Portanto, se você não dormir, irá acabar “perdendo” suas memórias. 

2. Raiva

Instabilidade emocional pode ser, em parte, um produto de comunicação interrompida entre duas regiões cerebrais. Mais precisamente entre a amígdala, estrutura cerebral responsável pelas emoções, e o córtex pré-frontal, responsável por regular os sentimentos. Não dormir corta essa conexão e sua amígdala fica totalmente sem filtro.

3. Pensamento rápido prejudicado

O cansaço afeta os processos cognitivos do pensamento, o que ajuda na hora de um debate, quando você não dorme, seus argumentos ficam meio sem sentido. Cientistas acreditam que as atividades no Giro frontal inferior – responsável pelo poder de argumentação – melhoram enquanto dormimos

4. Alucinações

O cérebro bem descansado é capaz de filtrar melhor estímulos (som, luz, cheiro, etc…). Quando o cérebro não consegue filtrar os estímulos recebidos, o caos se instala. Depois de virar uma noite, as pessoas podem começar a ver coisas que não estão lá.

5. Distração

Todos nós perdemos o foco as vezes, mas existe uma parte do cérebro responsável pela atenção, e ela é uma das mais prejudicadas quando estamos cansados. Depois de uma boa noite de sono, seu cérebro descansa e volta ao normal.
 

6. Dor de cabeça

Adultos saudáveis podem perder algumas funções cerebrais quando não dormem e isso pode dar uma dor de cabeça imensa. As alterações nos lobos frontal, temporal e parietal são os responsáveis pela dor, mas os cientistas ainda não sabem explicar o porquê.

7. Decisões arriscadas

Não aposte no sono! Pessoas cansadas não devem tomar decisões importantes. Não dormir causa algumas alterações no córtex pré-frontal, responsável pelo julgamento de possibilidades. Isso faz você pensar que pode conseguir as coisas do seu jeito, mas isso pode ser um engano e tanto.

8. Fala arrastada

O lobo temporal, a região do cérebro que processa a linguagem, é muito exigida durante o dia. Se deixamos de dormir, essa parte do cérebro pode ficar sobrecarregada e causar uma fala arrastada – a famosa voz de sono.

9. Lesão cerebral

Não dormir pode matar algumas células do cérebro. Infelizmente, os danos são irreparáveis nesses casos. Você não vai conseguir recuperar as células perdidas, mas pode evitar uma perda maior com uma boa noite de sono – pelo menos 8 horas por dia.

Durma bem, além de ser maravilhoso, é de extrema necessidade.

Sabia que a insônia pode ser tratada com terapias a partir da Hipnose e PNL? Quer saber mais sobre Hipnose e PNL?. Que tal conhecer um pouco sobre Hipnose e Hipnoterapia agora? É só clicar aqui!

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no facebook clicando aqui.

Clique aqui para assistir a um vídeo onde o prof. Sergio Enrique tira dúvidas sobre Hipnose e Hipnoterapia.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o Autor

Prof. Sergio Enrique Faria

Dr. Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Neurocientista, Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e do Grupo de Estudos de Hipnose da UNIFESP. Doutor em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta e Neuroeducador com especializações em Neurociência Clínica e Educacional, Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia, Psicanálise Clínica, Didática e Metodologia do Estudo. Trainer e Master Practitioner com formações internacionais em Hipnose e em PNL – Programação Neurolinguística. Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA). Professor de Hipnose e PNL. Palestrante e Professor em cursos de MBA e Pós-graduação em grandes universidades. Autor e coautor de livros e mais de 150 artigos em jornais e revistas.

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google