Estudo indica hipnose para substituir remédios no tratamento do sono

Mulher com insônia

Em contraste com muitas drogas, a técnica não possui efeitos colaterais

Pessoas que sofrem de insônia e que têm sono leve poderão se beneficiar da hipnose para entrar em um sono profundo, segundo um novo estudo publicado no jornal Sleep.

Pesquisadores da Universidade de Zurique e Friburgo concluíram que a técnica pode melhorar a qualidade do sono, eliminando a necessidade de remédios, cujos efeitos colaterais têm sido por muito tempo questionados pela comunidade médica.

– Isso possibilita novas oportunidades promissoras para a melhora da qualidade do sono sem o uso de medicamentos- afirma o biopsicólogo Björn Rasch, que lidera o estudo.

A pesquisa foi composta apenas de participantes mulheres devido a sua suscetibilidade para a hipnose no geral. Um total de 70 jovens saudáveis foram separadas em grupos de acordo com a suscetibilidade para a hipnose e convidadas a tirar uma soneca de 90 minutos no laboratório.

O grupo de testes ouviu 13 minutos de hipnose pré-gravada antes de dormir e o grupo de controle ouviu um diálogo neutro nos alto-falantes. As participantes mais hipnotizáveis tiveram um aumento de 80% nas ondas lentas de sono.

– Os resultados podem ser muito importantes para os pacientes que sofrem de problemas do sono e para muitos idosos. Em contraste com muitas drogas soníferas, a hipnose não possui efeitos colaterais- explica a psicóloga Maren Cordi.

Os achados indicam que até pessoas saudáveis com uma preferência de ritmo circadiano mais tardio também podem optar por melhorar sua saúde ao tentar ir dormir mais cedo.

O sono profundo é chamado na comunidade científica de “sono de ondas lentas” (Slow Wave Sleep, SWS, em inglês) e medido de acordo com a velocidade das ondas cerebrais. É um fato conhecido que se trata da fase de sono mais restauradora, pois durante o SWS os hormônios do crescimento são secretados, promovendo a reparação celular e estimulando o sistema imunológico do corpo.

Para ler a Fonte deste assunto Clique aqui

Para ler um artigo legal sobre Hipnose e Hipnoterapia agora Clique aqui.

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Clique aqui para assistir a um vídeo onde o prof. Sergio Enrique tira dúvidas sobre Hipnose e Hipnoterapia.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Sobre o Autor

Sergio Enrique mostrando cérebro na hipnose

Prof. Sergio Enrique Faria

Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta, Coach, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística.
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Pós-graduado em Neurociência Clínica e Educacional. Pós-graduado em Neuropsicologia, Pós-graduado em Neuropsicopedagogia, Pós-graduado em Psicanálise Clínica, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduado em Comércio Exterior e Bacharel em Administração de Empresas, Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA).
Palestrante, treinador e Professor universitário em cursos de pós-graduação e MBA. Autor e coautor dos livros: “Vendas e Negociação com PNL – como entrar nas mentes de seus clientes”. “Manual completo de PNL – Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência” e “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. 

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google
Open chat