É possível morrer de medo? Literalmente?

Mulher com medo

Expressões como “quase morri de susto” ou “estou morrendo de medo” são comuns no nosso vocabulário. Mas você já parou para pensar se essa é uma possibilidade mesmo? Afinal… dá para morrer de medo? Especialistas afirmam que sim, mas há algumas coisas a se ponderar.

De acordo com Dr. Martin Samuels, neurologista e diretor do programa de Neurociência Interdisciplinar do Brigham and Women’s Hospital (EUA), há evidências de que uma pessoa pode morrer de medo sob circunstâncias muito específicas. Sob o ponto de vista do especialista, existem basicamente duas maneiras de morrer de medo.

Se a pessoa tiver problemas cardíacos, hipertensão ou for fumante, as chances de morrer de um choque repentino, de um ataque cardíaco ou de um derrame aumentam. Nesse caso, segundo o especialista, a causa da morte é uma grande onda de adrenalina do cérebro. O coração bate mais rápido, as pupilas se dilatam e o sangue flui para os músculos, tudo em uma tentativa de escapar do perigo.

Um influxo repentino de adrenalina no coração pode causar uma condição perigosa chamada fibrilação ventricular, em que o coração estremece em vez de bater corretamente e o sangue não é bombeado pelo corpo. Isso pode ser fatal por si só, mas é especialmente perigoso quando combinado com outro efeito do aumento do hormônio: a liberação de cálcio no coração, o que faz com que o músculo cardíaco se contraia fortemente, sem conseguir relaxar, levando à inconsciência.

A segunda maneira de morrer de medo envolve uma condição chamada cardiomiopatia de Takotsubo, em que um choque repentino causa insuficiência cardíaca. Sob adrenalina, o coração para de bombear corretamente. A cardiomiopatia de Takotsubo é rara, mas pode atingir qualquer pessoa, e os pesquisadores estudam até hoje para compreender totalmente essa causa de morte. A conclusão é que morrer de medo pode ser raro, mas está longe de ser apenas uma expressão.

Que tal conhecer um pouco sobre Hipnoterapia, PNL e Neurociência agora? É só clicar aqui! ou no link: https://estudiodamente.com.br/

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Visite o canal do Estúdio da Mente no YouTube.

Fonte: https://canaltech.com.br/saude/e-possivel-morrer-de-medo-literalmente-200462/

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o Autor

Prof. Sergio Enrique Faria

Dr. Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Neurocientista, Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e do Grupo de Estudos de Hipnose da UNIFESP. Doutor em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta e Neuroeducador com especializações em Neurociência Clínica e Educacional, Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia, Psicanálise Clínica, Didática e Metodologia do Estudo. Trainer e Master Practitioner com formações internacionais em Hipnose e em PNL – Programação Neurolinguística. Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA). Professor de Hipnose e PNL. Palestrante e Professor em cursos de MBA e Pós-graduação em grandes universidades. Autor e coautor de livros e mais de 150 artigos em jornais e revistas.

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google