O fim de semana chega e é hora de tentar por ordem à bagunça acumulada durante toda a semana. Se essa tem sido sua rotina nos dias de folga — e mesmo assim, o problema parece nunca chegar ao fim —, melhor rever seus hábitos. Segundo especialistas, viver em meio à desorganização gera estresse e perda de tempo, o que interfere diretamente no bem-estar e na qualidade de vida.
Segundo o neurologista Leandro Teles, membro da Academia Brasileira de Neurologia, ser organizado facilita o trabalho do cérebro, pois permite que ele tenha previsibilidade para executar tarefas.
— Quando está tudo embaralhado e alguém procura algo, o cérebro gasta tempo e performance para achar o que se quer. Com isso, ele fica cansado e há queda de rendimento em atividades que exigem mais energia, como tomada de decisões, por exemplo — diz o médico. — Se o ambiente está arrumado, a pessoa já parte do meio do caminho. Isso traz tranquilidade, gera serotonina (neurotransmissor) e controla o bem-estar.
O especialista em Neurociência Clínica e Educacional, Sergio Enrique Faria, explica que quanto mais estímulos o cérebro tiver ao seu redor, maior será sua dificuldade em se concentrar em algo. Portanto, se você deseja se focar nos estudos, sua missão será mais fácil em um ambiente limpo e organizado.
De acordo com a psicoterapeuta holística Myriam Durante, toda bagunça é resultado de uma procrastinação que, em geral, se deve a alguma insatisfação.
— Se as pessoas não estão felizes, elas ficam empurrando tudo com a barriga — afirma a especialista em comportamento humano.
Organização é fundamental para o aprendizado. Estudar em ambientes desarrumados dificulta a concentração em uma só tarefa, o que atrapalha a consolidação de informações no cérebro.
— Os pequenos pegam o exemplo dos pais. Não adianta dizer a eles para manter o quarto impecável se o resto da casa está bagunçado.
8 passos para transformar a bagunça em um quarto habitável
1. Divida o quarto em três zonas: a de estudo, a de dormir e a de lazer.
2. Reúna alguns materiais que te ajudam na organização: cestos, cabides, caixas e frascos de vários tamanhos.
3. Para que guardar canetas que não escrevem, papéis de rebuçado ou brinquedos que não funcionam? Quando tiver dúvidas se deve ou não guardar algum objeto, pergunta a si próprio se o usou nos últimos anos. Se a resposta for negativa, jogue-o fora ou doe, caso ainda esteja em bom estado.
4. Atribua um lugar a cada coisa e passe a arrumar sempre os objetos nos lugares certos.
5. Tenha à mão o que utiliza regularmente. Arrume as coisas que não usa no dia-a-dia nas prateleiras mais altas.
6. Grude etiquetas nas caixas, gavetas, arquivos. Pode escrever, desenhar, ou recortar de uma revista e colar uma imagem daquilo que tem guardado em cada local.
7. Coloque um cesto para papéis e lixos junto à área de estudo. Esvazie–os regularmente.
8. Sempre que receber algo novo, jogue fora ou doe algo que já não utiliza.
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Fontes: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/desorganizacao-atrapalha-funcionamento-do-cerebro-provoca-estresse-18528794.html#ixzz44ahma94T
http:/sossolteiros.bol.uol.com.br/8-dicas-para-arrumar-o-quarto/