Truques para combater a procrastinação e a enrolação nos estudos

Mulher com os pés sobre a mesa

Se você também tem a tendência de postergar tarefas, como, por exemplo, aquela lista de exercícios de matemática que está há séculos na sua mochila, saiba que existem truques que podem ajudá-lo a combater a procrastinação. A ideia deste post veio depois de ler o artigo “5 Easy Tricks For Beating Procrastination, Backed By Research”, escrito por Eric Barker, criador do site Barking , que reúne perguntas do cotiano respondidas com base na ciência. Existem vários estudos sobre esse comportamento inconveniente… Aliás, fato interessante: os próprios pesquisadores fazem graça com a procrastinação no meio acadêmico… Afinal, até os resultados dessas pesquisas podem atrasar graças ao hábito de enrolar.

Adaptadas à rotina do vestibulando e do concurseiro, confira abaixo as principais maneiras de lutar contra a procrastinação, de acordo com a ciência:

1) Tenha uma agenda ou algum caderninho que você pode usar para anotar suas tarefas e faça planos específicos, com data e hora (sim, bem específico). Só fazer a lista não adianta. Quando você coloca um prazo certo, sua produtividade aumenta. Afinal, existe um direcionamento e você pode se comprometer mais diretamente. Aproveite para colocar no papel o passo a passo do que você precisa fazer.

2) Pensar em passar uma tarde inteira estudando uma matéria assusta, né? A chance de abandonar essa ideia vai ser grande. Mas, se você destinar, por exemplo, 3 horas do seu dia para a matéria ou 2 horas para cada matéria, as chances de desanimar são menores. Se você fizer suas tarefas em pequenos períodos de tempo, você vai ver que ela nem era tão ruim assim e que você já poderia tê-la resolvido há muito mais tempo.

3) Quando perceber que procrastinou, não se odeie. Perdoe-se. Aceite e bola pra frente. Não carregar essa culpa vai ajudá-lo a se tornar mais produtivo.

4) Seu trabalho não vai ficar melhor no futuro do que como ele ficaria se você o fizer agora. Uma das causas da procrastinação é a tendência de a pessoa se cobrar muito. “Tenho que ter um tempão livre para fazer essa atividade porque ela tem que estar perfeita!” ou “Hoje não estou tão bem assim e o trabalho vai sair horrível” são pensamentos que você deve evitar. Tente não exigir tanto de você e verá que será bem mais fácil começar algo.

5) Recompensar-se por fazer coisas que você não quer pode ser um motivador poderoso. Não coma o chocolate antes da tarefa. Diga que vai dá-lo de presente a si mesmo depois que terminar o que está fazendo. Valem como “presentes”: 5 minutinhos de pausa nos estudos para rolar o feed do Facebook ou dar aquela checada no WhatsApp, uma ida ao cinema depois de terminar os estudos do dia ou até uma soneca à tarde se você conseguir adiantar a lição de casa. Seja criativo nessa hora. Quanto mais legal, mais motivador!

Se você é concurseiro ou vestibulando e deseja melhorar suas técnicas de estudos, foco, concentração e controlar seu nervosismo no momento das provas, procure o Estúdio da Mente.

Que tal conhecer um pouco sobre Hipnose e Hipnoterapia agora? É só clicar aqui!

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Clique aqui para assistir a um vídeo onde o prof. Sergio Enrique tira dúvidas sobre Hipnose e Hipnoterapia.

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/dicas-estudo/2015/02/13/5-truques-cientificamente-comprovados-para-combater-a-procrastinacao-e-nao-enrolar-nos-estudos/

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Sobre o Autor

Sergio Enrique mostrando cérebro na hipnose

Prof. Sergio Enrique Faria

Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta, Coach, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística.
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Pós-graduado em Neurociência Clínica e Educacional. Pós-graduado em Neuropsicologia, Pós-graduado em Neuropsicopedagogia, Pós-graduado em Psicanálise Clínica, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduado em Comércio Exterior e Bacharel em Administração de Empresas, Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA).
Palestrante, treinador e Professor universitário em cursos de pós-graduação e MBA. Autor e coautor dos livros: “Vendas e Negociação com PNL – como entrar nas mentes de seus clientes”. “Manual completo de PNL – Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência” e “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. 

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

1 comentário em “Truques para combater a procrastinação e a enrolação nos estudos”

  1. Pingback: Muito cuidado com a Ritalina: a droga dos Concurseiros e Vestibulandos – Estúdio da Mente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google
Open chat