Crenças positivas sobre a velhice reduzem risco de demência na 3ª idade

Velhice

Em estudo, idosos com crenças positivas tinham 50% menos chance de ter a demência em comparação aos idosos com crenças negativas…

Idosos que adquiriram, ao longo da vida, crenças positivas sobre a velhice são menos propensos a desenvolver demência, segundo um estudo liderado pela Escola de Saúde Pública de Yale, nos Estados Unidos, publicado na revista PLOS ONE.

O estudo é o primeiro a examinar se as crenças de idade baseadas na cultura influenciam efetivamente o risco de desenvolvimento da demência entre pessoas mais velhas. A pesquisa foi realizada com um grupo de 4.765 pessoas, com idade média de 72 anos, que estavam livres de demência.

Segundo o estudo, idosos com crenças positivas tinham 50% menos chance de ter a demência em comparação aos idosos que tinham crenças negativas. Este efeito protetor no cérebro foi encontrado em todos os participantes do estudo, até mesmo naqueles que têm os genes que aumentam o risco de desenvolver a doença..

Becca Levy, principal autora do estudo, disse: “descobrimos que as crenças de idade positivas reduzem o risco da demência, mesmo com fatores genéticos envolvidos. O que seria caso de implementar uma campanha de saúde pública contra o ageísmo (discriminação etária), que é uma fonte de crenças negativas sobre a idade”.

Cerca de 26% dos participantes tinham genes que aumentavam o risco da doença. O estudo demonstrou que os portadores desses genes com crenças positivas sobre o envelhecimento tinham um risco de 2,7% de desenvolver demência, enquanto o risco era de 6,1% para aqueles com crenças negativas sobre envelhecer.

Que tal conhecer um pouco sobre Hipnose e Hipnoterapia agora? É só clicar aqui!

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Clique aqui para assistir a um vídeo onde o prof. Sergio Enrique tira dúvidas sobre Hipnose e Hipnoterapia.

Fonte: https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/02/09/crencas-positivas-sobre-o-envelhecimento-reduzem-risco-de-demencia.htm

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o Autor

Prof. Sergio Enrique Faria

Dr. Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Neurocientista, Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e do Grupo de Estudos de Hipnose da UNIFESP. Doutor em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta e Neuroeducador com especializações em Neurociência Clínica e Educacional, Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia, Psicanálise Clínica, Didática e Metodologia do Estudo. Trainer e Master Practitioner com formações internacionais em Hipnose e em PNL – Programação Neurolinguística. Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA). Professor de Hipnose e PNL. Palestrante e Professor em cursos de MBA e Pós-graduação em grandes universidades. Autor e coautor de livros e mais de 150 artigos em jornais e revistas.

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google