Bebê nasce com cauda de 12 centímetros com bola na ponta no Ceará

Bebê com rabo

Em um caso raro na história da medicina, um bebê prematuro nasceu com uma cauda de 12 centímetros com uma bola na ponta. O fato aconteceu em 2020, em Fortaleza, no Ceará, e foi abordado agora em um artigo na revista científica Journal of Pediatric Surgery Case Reports. Segundo os pesquisadores, esse tipo de anomalia só foi registrado outras 40 vezes em todo o mundo.

O bebê, cuja identidade permanece anônima, nasceu após oito meses de gestação. Ao ser examinado, ele apresentou icterícia e um “apêndice fibroelástico arredondado de aproximadamente 4 centímetros em seu maior diâmetro, sustentado por um cordão fibroso de 12 centímetros na região paravertebral lombossacra esquerda”. Ou seja, em termos leigos, ele nasceu com uma cauda.

Caudas em humanos são classificadas em “verdadeiras” ou “pseudo-caudas”. “As pseudo-caudas são protuberâncias compostas basicamente por tecido adiposo ou cartilaginoso e presença de elementos ósseos”, diz o artigo. O caso do bebê do Ceará entra na categoria de cauda humana verdadeira, algo muito raro, com aproximadamente 40 casos relatados na literatura.

O bebê foi encaminhado para um hospital infantil e os médicos optaram por fazer uma cirurgia para a retirada da cauda. Como não havia comprometimento neurológico, como nervos ou osso na cauda, o procedimento foi considerado de menor complexidade, realizado uma semana após a entrada da criança no hospital.

Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a formação aconteceu devido a uma alteração na regressão da cauda embrionária. Representantes do órgão disseram ainda que não houve nenhum prejuízo para a criança.

Que tal conhecer um pouco sobre Hipnoterapia, PNL e Neurociência agora? É só clicar aqui! ou no link: https://estudiodamente.com.br/

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Visite o canal do Estúdio da Mente no YouTube.

Fonte: https://history.uol.com.br/ciencia-e-tecnologia/bebe-nasce-com-cauda-de-12-centimetros-com-bola-na-ponta-no-ceara

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Sobre o Autor

Sergio Enrique mostrando cérebro na hipnose

Prof. Sergio Enrique Faria

Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta, Coach, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística.
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Pós-graduado em Neurociência Clínica e Educacional. Pós-graduado em Neuropsicologia, Pós-graduado em Neuropsicopedagogia, Pós-graduado em Psicanálise Clínica, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduado em Comércio Exterior e Bacharel em Administração de Empresas, Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA).
Palestrante, treinador e Professor universitário em cursos de pós-graduação e MBA. Autor e coautor dos livros: “Vendas e Negociação com PNL – como entrar nas mentes de seus clientes”. “Manual completo de PNL – Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência” e “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. 

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google
Open chat