O que acontece no cérebro de um comprador compulsivo

Homem carregando muitas compras

O consumidor compulsivo compra por prazer, e se torna incapaz de avaliar a necessidade ou os possíveis prejuízos que as #compras podem trazer

O transtorno compulsivo por compras é caracterizado pelo descontrole do desejo de comprar os mais variados itens, causando diversos prejuízos financeiros e interferindo nos relacionamentos e na vida pessoal do indivíduo afetado pelo problema.

Os consumidores compulsivos compram por prazer e, diferentemente das pessoas que compram por necessidade, são afetados por uma série de emoções associadas às compras, tais como: ansiedade, euforia, prazer, gratificação, culpa, arrependimento e vergonha.

Quando são impedidos de comprar, podem sentir #angústia, frustração e irritabilidade. Quem sofre de transtorno compulsivo por compras sente tanta satisfação no ato da compra que se torna incapaz de avaliar possíveis prejuízos, e pode acabar deixando de pagar suas contas básicas para gastar com supérfluos.

Em uma pesquisa realizada em 2016, denominada de “Diferenças de gênero no transtorno de compra compulsiva”, descobriu-se mulheres têm nove vezes mais chances de serem afetadas que os homens. Isso acontece, primordialmente, por razões sociais implicadas às mulheres, que são o foco da maioria dos comerciais e produtos a venda no mercado atual.

Diferentemente de quem padece de outros transtornos de #comportamento, o compulsivo descontrolado sofre porque embaralha sua identidade com as marcas dos objetos que compra. Em outras palavras, confunde o “ser” com o “ter”.

No livro “Mentes Consumistas”, de Ana Beatriz Barbosa Silva, trata da perigosa tendência atual da busca da felicidade pelo consumo. O #consumismo retratado pela autora é relacionado à uma doença – que vem se espalhando mais e mais por uma sociedade que compensa qualquer estresse, decepção, frustração, #ansiedade, angústia e sentimentos nocivos em geral com o simples ato do consumo.

Que tal conhecer um pouco sobre Hipnose e Hipnoterapia agora? É só clicar aqui!

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Clique aqui para assistir a um vídeo onde o prof. Sergio Enrique tira dúvidas sobre Hipnose e Hipnoterapia.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Sobre o Autor

Sergio Enrique mostrando cérebro na hipnose

Prof. Sergio Enrique Faria

Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta, Coach, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística.
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Pós-graduado em Neurociência Clínica e Educacional. Pós-graduado em Neuropsicologia, Pós-graduado em Neuropsicopedagogia, Pós-graduado em Psicanálise Clínica, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduado em Comércio Exterior e Bacharel em Administração de Empresas, Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA).
Palestrante, treinador e Professor universitário em cursos de pós-graduação e MBA. Autor e coautor dos livros: “Vendas e Negociação com PNL – como entrar nas mentes de seus clientes”. “Manual completo de PNL – Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência” e “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. 

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google
Open chat