Máscara provoca maior percepção de dor e raiva por parte do cérebro, diz estudo

Pessoas com máscara

Um novo estudo, desenvolvido pelo pesquisador João Alves, sob a orientação do professor Freitas-Magalhães, diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), em Portugal, defende que o uso de máscara perturba a comunicação emocional.

Como a parte inferior do rosto está coberta, o uso de máscara provoca uma percepção da dor e da raiva muito maior por parte do cérebro, que fica alerta ao procurar padrões e expressões faciais.

O comunicado divulgado pelo FEELab diz que cérebro procura mapear todos os vestígios que permitam identificar as emoções associadas e a máscara interfere nesse processo.

Assim, “o cérebro procura e intensifica os marcadores da parte superior do rosto”, afirma o professor.

Freitas-Magalhães explica que o comportamento não é de agora.

Isso “é ancestral e evolutivo, particularmente reforçando o instinto de mapeamento da dor e da raiva no processo seletivo de sobrevivência.”

Os resultados confirmam a “prioridade da conduta instintiva do cérebro quando está em jogo a sobrevivência humana”, conclui Freitas-Magalhães.

O diretor do FEELab também é autor do livro chamado “A Face das Emoções na Pandemia – O Cérebro Perdido”, disponível para venda no Brasil.

Mas nem tudo é negativo no mundo das máscaras. Aliás usar as máscaras pode trazer um benefício muito bacana, principalmente se você não se acha muito atraente. Um estudo feito na escola de psicologia da Universidade de Cardiff revelou que as pessoas ficam mais atraentes com elas. Saiba mais lendo este artigo aqui!

*Lembre-se: O uso da máscara em ambientes públicos é importante durante a pandemia.

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui

Clique aqui para assistir a um vídeo onde o prof. Sergio Enrique tira dúvidas sobre Hipnose e Hipnoterapia.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/mascara-provoca-maior-percepcao-de-dor-e-raiva-por-parte-do-cerebro-diz-estudo/

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Sobre o Autor

Sergio Enrique mostrando cérebro na hipnose

Prof. Sergio Enrique Faria

Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta, Coach, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística.
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Pós-graduado em Neurociência Clínica e Educacional. Pós-graduado em Neuropsicologia, Pós-graduado em Neuropsicopedagogia, Pós-graduado em Psicanálise Clínica, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduado em Comércio Exterior e Bacharel em Administração de Empresas, Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA).
Palestrante, treinador e Professor universitário em cursos de pós-graduação e MBA. Autor e coautor dos livros: “Vendas e Negociação com PNL – como entrar nas mentes de seus clientes”. “Manual completo de PNL – Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência” e “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. 

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google
Open chat