Manter a amizade com um ex pode significar que você é narcisista ou psicopata

Você consegue manter amizade com ex depois do término do relacionamento? Então você pode ser um psicopata! Calma lá, antes de nos xingar saiba que a conclusão foi dos pesquisadores da Universidade Oakland, em Rochester, nos Estados Unidos.

Lisa Welling e Justin Mogilski coordenaram um estudo com 861 pessoas para tentar descobrir os motivos que as levavam a serem amigas de seus ex-parceiros. Primeiramente, os voluntários precisaram responder os motivos do fim do relacionamento e também as explicações para que a amizade permanecesse.

Depois, outro questionário mais amplo foi aplicado. Ele determinava traços de personalidades mais obscuros, como narcisismo, psicopatia e maquiavelismo! Estudos anteriores mostraram que pessoas com essas características eram propensas a escolher as amizades por razões estratégicas, além de preferirem relacionamento de curto prazo.

Estudo quis entender o que leva as pessoas a manterem amizades mesmo quando o relacionamento chega ao fim

Existem bons motivos?

As pessoas do estudo precisam listar 5 razões para manterem a amizade com o ex. Depois, elas tinham que elencar se cada um desses motivos já havia sido notado em amizades pós-relacionamentos em algum outro momento da sua vida. As principais causas apontadas foram de que o ex era confiável e de que o relacionamento tinha sido ótimo.

Cruzando os dados das pesquisas, os pesquisadores concluíram que as pessoas com os traços de amizades mais obscuros eram aquelas que justificavam a permanência da amizade por motivos como recaídas sexuais, interesse financeiro, oportunidades de vida e de afetos casuais – ou seja, motivações estratégicas.

Os narcisistas mantêm os vínculos porque eles têm acesso às informações de seus ex, tornando-os potenciais “vítimas” de seus interesses egocêntricos. É muito mais fácil manipular alguém que você conhece do que pessoas desconhecidas, já que você sabe quais são as suas fraquezas.

Em outras palavras o estudo conclui que “Manter amizade depois do término pode indicar traços de narcisismo e psicopatia”.

Você concorda com o estudo? Já se tornou amigo ou amiga de ex? Conte para nós!

Sofrendo pelo fim do relacionamento? Veja como se recuperar!

Que tal conhecer um pouco sobre Hipnose e Hipnoterapia agora? É só clicar aqui!

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Clique aqui para assistir a um vídeo onde o prof. Sergio Enrique tira dúvidas sobre Hipnose e Hipnoterapia.

Fonte: https://www.megacurioso.com.br/comportamento/98932-manter-a-amizade-com-um-ex-pode-significar-que-voce-e-psicopata.htm?fbclid=IwAR1LZp-mXD_mNwqemauWbZ9bRiuPHrk5oWawmruGyTJlDCr3r09T0o8MXZo

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o Autor

Prof. Sergio Enrique Faria

Dr. Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Neurocientista, Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e do Grupo de Estudos de Hipnose da UNIFESP. Doutor em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta e Neuroeducador com especializações em Neurociência Clínica e Educacional, Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia, Psicanálise Clínica, Didática e Metodologia do Estudo. Trainer e Master Practitioner com formações internacionais em Hipnose e em PNL – Programação Neurolinguística. Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA). Professor de Hipnose e PNL. Palestrante e Professor em cursos de MBA e Pós-graduação em grandes universidades. Autor e coautor de livros e mais de 150 artigos em jornais e revistas.

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google