Manter a amizade com um ex pode significar que você é narcisista ou psicopata

Mulher manipulando homem

Você consegue manter amizade com ex depois do término do relacionamento? Então você pode ser um psicopata! Calma lá, antes de nos xingar saiba que a conclusão foi dos pesquisadores da Universidade Oakland, em Rochester, nos Estados Unidos.

Lisa Welling e Justin Mogilski coordenaram um estudo com 861 pessoas para tentar descobrir os motivos que as levavam a serem amigas de seus ex-parceiros. Primeiramente, os voluntários precisaram responder os motivos do fim do relacionamento e também as explicações para que a amizade permanecesse.

Depois, outro questionário mais amplo foi aplicado. Ele determinava traços de personalidades mais obscuros, como narcisismo, psicopatia e maquiavelismo! Estudos anteriores mostraram que pessoas com essas características eram propensas a escolher as amizades por razões estratégicas, além de preferirem relacionamento de curto prazo.

Estudo quis entender o que leva as pessoas a manterem amizades mesmo quando o relacionamento chega ao fim

Existem bons motivos?

As pessoas do estudo precisam listar 5 razões para manterem a amizade com o ex. Depois, elas tinham que elencar se cada um desses motivos já havia sido notado em amizades pós-relacionamentos em algum outro momento da sua vida. As principais causas apontadas foram de que o ex era confiável e de que o relacionamento tinha sido ótimo.

Cruzando os dados das pesquisas, os pesquisadores concluíram que as pessoas com os traços de amizades mais obscuros eram aquelas que justificavam a permanência da amizade por motivos como recaídas sexuais, interesse financeiro, oportunidades de vida e de afetos casuais – ou seja, motivações estratégicas.

Os narcisistas mantêm os vínculos porque eles têm acesso às informações de seus ex, tornando-os potenciais “vítimas” de seus interesses egocêntricos. É muito mais fácil manipular alguém que você conhece do que pessoas desconhecidas, já que você sabe quais são as suas fraquezas.

Em outras palavras o estudo conclui que “Manter amizade depois do término pode indicar traços de narcisismo e psicopatia”.

Você concorda com o estudo? Já se tornou amigo ou amiga de ex? Conte para nós!

Sofrendo pelo fim do relacionamento? Veja como se recuperar!

Que tal conhecer um pouco sobre Hipnose e Hipnoterapia agora? É só clicar aqui!

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Clique aqui para assistir a um vídeo onde o prof. Sergio Enrique tira dúvidas sobre Hipnose e Hipnoterapia.

Fonte: https://www.megacurioso.com.br/comportamento/98932-manter-a-amizade-com-um-ex-pode-significar-que-voce-e-psicopata.htm?fbclid=IwAR1LZp-mXD_mNwqemauWbZ9bRiuPHrk5oWawmruGyTJlDCr3r09T0o8MXZo

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o Autor

Prof. Sergio Enrique Faria

Dr. Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Neurocientista, Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e do Grupo de Estudos de Hipnose da UNIFESP. Doutor em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta e Neuroeducador com especializações em Neurociência Clínica e Educacional, Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia, Psicanálise Clínica, Didática e Metodologia do Estudo. Trainer e Master Practitioner com formações internacionais em Hipnose e em PNL – Programação Neurolinguística. Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA). Professor de Hipnose e PNL. Palestrante e Professor em cursos de MBA e Pós-graduação em grandes universidades. Autor e coautor de livros e mais de 150 artigos em jornais e revistas.

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google