Gatilhos Cerebrais para Aprendizagem

O cérebro é uma coisa linda. É também uma das estruturas mais complexas e complicadas conhecidas pelo homem. Cada emoção, pensamento e memória envolve inúmeras reações químicas e caminhos neurais. Para aprender novas informações, nossas mentes devem ser preparadas para a tarefa. É por isso que os profissionais de eLearning devem considerar estes 7 fundamentos da neurociência para seu projeto instrucional.

  1. O cérebro requer excelentes condições de aprendizagem

Nossos cérebros são freqüentemente comparados a máquinas. Mas as máquinas não precisam lidar com preocupações, medo e outras barreiras emocionais. É por isso que nossas mentes exigem condições específicas de aprendizagem para absorver adequadamente a informação. Na verdade, dois processos-chave precisam ocorrer: Em primeiro lugar, o cérebro deve ser capaz de reagir aos estímulos. Em segundo lugar, deve criar novos neurônios e caminhos. As distrações emocionais podem dificultar esses processos e impedir a assimilação do conhecimento. Assim, os profissionais de eLearning devem criar o ambiente ideal de eLearning. Isso inclui esquemas de cores calmas, música de fundo e gráficos.

  1. Diferentes funções cognitivas acontecem em diferentes regiões do cérebro

Aprender não é tão simples e direto como alguns poderiam pensar. Na verdade, diferentes funções cognitivas requerem diferentes partes do cérebro. Funções mais elevadas, como a avaliação de um conceito ou a aplicação de informações que aprendemos, desencadeiam regiões específicas. Geralmente aquelas que pertencem à resolução de problemas e associação de conhecimento. No entanto, as funções mais baixas lidam com o hipocampo. Esta é a região do cérebro que lida com a memória e emoção. Quanto maior a tarefa de aprendizagem, mais neurônios e caminhos mentais usamos. Por esta razão, os profissionais de eLearning devem incorporar “relembrando” em seu projeto de curso eLearning. Recuperar ativamente e aplicar informações melhora a retenção de conhecimento e aciona várias áreas do cérebro.

  1. Repetição espaçada torna a aprendizagem mais memorável

A memória humana é finita. Só há espaço suficiente para armazenar informações relevantes para o indivíduo. Mas o que classifica como “relevante”? Normalmente, os itens que aparecem repetidamente se enquadram nesta categoria. Nosso cérebro reconhece essas idéias e conceitos, e sabe que eles são importantes. Desenvolva lições on-line, módulos e atividades de eLearning que são espaçadas ao longo do tempo. Os materiais de e-learning devem envolver os mesmos conceitos ou tópicos que são apresentados de diferentes maneiras. Por exemplo, uma tarefa de trabalho se torna um cenário de aplicação, uma demonstração de vídeo eLearning ou uma simulação de eLearning . Essas atividades de eLearning ocorrem ao longo de uma semana, em vez de uma sessão on-line.

  1. Recompensas aumentam o engajamento e a retenção

Provavelmente não é nenhuma surpresa que os seres humanos adoram recompensas. Algumas tarefas exigem um incentivo para desencadear a nossa motivação. Neurocientistas acreditam que os níveis de dopamina em nosso cérebro subam quando uma recompensa está envolvida. Esta dopamina gera picos emoção e envolve os alunos on-line. Isso também os motiva a participar ativamente, na esperança de que eles vão ganhar o grande prêmio. O incentivo pode até ser algo tão pequeno quanto um distintivo ou desbloquear o próximo nível. É por isso que muitos profissionais de eLearning usam gamificação que combina materiais tradicionais de aprendizagem com mecânica de jogos, como tabelas de classificação e sistemas de pontos.

  1. Reforço positivo facilita a aprendizagem significativa

Todo mundo precisa de um pouco de reforço positivo de vez em quando. Esse traço humano é mesmo baseado em neurociência. Quando recebemos reforço positivo e motivação, nossos cérebros liberam neurotransmissores. Ele também envia ondas de choque através das regiões de memória, o que aumenta a nossa consciência. Um processo ainda mais poderoso ocorre quando o reforço positivo é relevante para as nossas necessidades. Por exemplo, feedback que pertence aos nossos objetivos ou pontos fortes. Crie experiências de eLearning mais significativas, oferecendo feedback direcionado em tempo hábil. Destacar as conquistas de um aluno on-line e elogie por seus esforços.

  1. O estresse é um bloqueador do conhecimento

É um fato conhecido que o estresse causa estragos no corpo. Da falta de apetite às dificuldades para dormir. No entanto, também dificulta o processo de aprendizagem. A amígdala é a região do cérebro que responde ao estresse, medo e preocupação. Quando detecta uma ameaça iminente, a amígdala entra em ação e coloca um bloqueio de informações. O cérebro já não se preocupa com o conhecimento. Ele simplesmente quer lidar com a ameaça e preservar-se. É por isso que você deve criar um ambiente livre de estresse para seus alunos on-line. Encontre o nível de dificuldade ideal e mantenha aulas manejáveis. Por exemplo, quebre um curso de meia hora em 3 módulos separados eLearning para evitar sobrecarga cognitiva. Sublinhe a importância de usar os erros como oportunidades de aprendizagem para que os aprendizes online não tenham medo do fracasso.

  1. Experiências de aprendizagem agradáveis para melhorar a compreensão

Quando alegre e positivo o eLearning proporciona experiências mais memoráveis. Isso ocorre porque nossos cérebros associam a informação com emoções favoráveis. A única coisa mais poderosa são agradáveis experiências auto-guiadas em que descobrimos algo novo sobre nós mesmos ou sobre o mundo. Por exemplo, uma atividade de eLearning de resolução de problemas que nos permite explorar novas idéias e desafiar nossas suposições. Se o processo de aprendizagem é agradável o suficiente, pode até mesmo facilitar a aprendizagem ao longo da vida. Também é importante sempre pesquisar seu público-alvo para descobrir o que os motiva. O que os impulsiona a ser o seu melhor e alcançar seu potencial? Isso permite que você crie cursos de eLearning que atendam às suas necessidades emocionais e promovam uma atmosfera de aprendizagem positiva.

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Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/gatilhos-cerebrais-para-aprendizagem-michele-kasten/

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Sobre o Autor

Prof. Sergio Enrique Faria

Dr. Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Neurocientista, Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e do Grupo de Estudos de Hipnose da UNIFESP. Doutor em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta e Neuroeducador com especializações em Neurociência Clínica e Educacional, Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia, Psicanálise Clínica, Didática e Metodologia do Estudo. Trainer e Master Practitioner com formações internacionais em Hipnose e em PNL – Programação Neurolinguística. Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA). Professor de Hipnose e PNL. Palestrante e Professor em cursos de MBA e Pós-graduação em grandes universidades. Autor e coautor de livros e mais de 150 artigos em jornais e revistas.

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