Aprender fazendo testes práticos pode proteger a memória contra o estresse

Homem esquecido

Embora diversos estudos defendam que o estresse prejudica a memória, o resultado de uma pesquisa atual mostrou que essa relação pode ser afetada se a pessoa praticar estratégias de aprendizagem.

Um estudo, publicado pela Science, mostrou que responder a testes durante o momento de aprendizado protege a memória contra os efeitos do estresse.

Os cientistas da Universidade de Tufs, nos EUA, pediram aos participantes que memorizassem um conjunto de 30 palavras e 30 imagens, que foram exibidos um a um durante alguns segundos. Os participantes tinham 10 segundos para escrever uma frase usando o item imediatamente após vê-lo.

Como foi feito o teste?

Um grupo de participantes fez testes práticos usando o método de recuperação: durante um período cronometrado eles recordavam livremente tantos itens quanto pudessem se lembrar.

O outro grupo de participantes fez testes usando o método de reestudo: os itens foram reexibidos na tela do computador, um de cada vez, por alguns segundos cada.

Após uma pausa de 24 horas, metade de cada grupo foi colocada num cenário de indução de estresse. Eles foram obrigados a dar um discurso inesperado, improvisado e resolver problemas de matemática na frente de dois juízes e de uma câmera de vídeo.

Os participantes fizeram dois testes de memória, onde era preciso lembrar as palavras ou imagens que eles haviam estudado no dia anterior. Esses testes foram realizados durante o cenário de estresse e vinte minutos depois, para examinar a memória sob respostas de estresse imediato e retardado. O restante dos voluntários foi testado durante e após uma tarefa não-estressante.

As pessoas estressadas que aprenderam pelo método de recuperação conseguiram lembrar cerca de 11 itens de cada conjunto de 30 palavras e imagens, enquanto as que não passaram pelo estresse lembraram dez itens.

Os participantes que aprenderam usando o método de estudo lembraram menos palavras em geral, com uma média de 7 itens para indivíduos estressados e uma média 9 itens para aqueles que não estavam estressados.

Segundo Amy Smith, uma das autoras do estudo, aprender fazendo testes e ser forçado a recuperar informações repetidamente tem um forte efeito sobre a retenção de memória a longo prazo e parece continuar a ter grandes benefícios em situações estressantes.

O estudo avaliou se os candidatos foram afetados pelos cenários de estresse utilizando monitores de frequência cardíaca e questionários padronizados. Para os cientistas, os resultados podem ajudar especialmente os educadores a melhorar o formato de ensino dos alunos.

O próximo passo da pesquisa é avaliar se a prática da recuperação pode beneficiar a memória no aprendizado de uma língua estrangeira ou em cenários estressantes fora de um ambiente de testes.

Que tal conhecer um pouco sobre Hipnose e Hipnoterapia agora? É só clicar aqui!

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Clique aqui para assistir a um vídeo onde o prof. Sergio Enrique tira dúvidas sobre Hipnose e Hipnoterapia.

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/ciencia/2016/11/24/aprender-fazendo-testes-praticos-pode-proteger-a-memoria-contra-o-estresse.htm 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Sobre o Autor

Sergio Enrique mostrando cérebro na hipnose

Prof. Sergio Enrique Faria

Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta, Coach, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística.
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Pós-graduado em Neurociência Clínica e Educacional. Pós-graduado em Neuropsicologia, Pós-graduado em Neuropsicopedagogia, Pós-graduado em Psicanálise Clínica, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduado em Comércio Exterior e Bacharel em Administração de Empresas, Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA).
Palestrante, treinador e Professor universitário em cursos de pós-graduação e MBA. Autor e coautor dos livros: “Vendas e Negociação com PNL – como entrar nas mentes de seus clientes”. “Manual completo de PNL – Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência” e “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. 

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

2 comentários em “Aprender fazendo testes práticos pode proteger a memória contra o estresse”

  1. RITA PIAZZAROLI LONGOBARDI

    Sou neuropsicóloga, tenho 72 anos. Sabendo desse declínio tento manter minha mente ocupada com leituras técnicas, atividades diversificadas como trabalhar com artes plásticas e consultoria. Porém acho pouco. Poderia me dar uns exemplos de outro tipo de atividade para meu treinamento?

    1. Olá Rita.
      Me parece que você está indo muito bem! Lembre-se de procurar fazer também exercícios físicos!
      Há outros artigos que tratam deste tema aqui no meu site e creio que possam lhe interessar.
      Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google
Open chat