A neurociência tem um truque para te manter motivado

dormindo na mesa segurando relógio

Estudar para provas e concursos, levantar cedo para ir trabalhar, manter o foco durante um trabalho rotineiro, escrever um TCC, monografia ou livro… Quem nunca se viu diante de atividades com estas desanimado e sem vontade de continuar? Inúmeras são as situações nas quais precisamos de mais motivação, então como não deixar a motivação sumir durante os dias difíceis?

Um artigo publicado no The Journal of Neuroscience descobriu que existe uma área específica do cérebro humano responsável por transmitir representações que podem desencadear comportamentos motivadores.  Embora existam muitas discussões a respeito do que motiva o ser humano, poucas envolvem a ciência. O artigo revela que, para o cérebro, pensar na recompensa de um árduo trabalho pode ser a chave para manter a energia sempre em alta e trazer muitos benefícios.
 

Estar motivado é o que faz com que as metas se transformem em ações. Se alguém está desmotivado, é muito difícil que faça seus planos caminharem para frente. A projeção constante de qual seria o retorno do trabalho também serve como reforço positivo para manter-se firme no caminho até chegar a fase final de um projeto e vê-lo se concretizar.

Além disso, segundo o Science Daily, pensar na gratificação ativa a liberação da dopamina, neurotransmissor responsável pelo prazer. A ativação da dopamina pode afetar diretamente o comportamento e ter níveis oscilantes do hormônio é saudável para regular a motivação, fazendo com que as pessoas persistam no que é positivo.

Segundo os pesquisadores, manter o foco na recompensa é uma forma de chegar a estágios mais profundos do cérebro, que controlam a liberação da dopamina, garantindo que a motivação permaneça alta.

A Hipnose a PNL e a Motivação 

É comum pessoas buscarem ajuda para recuperar a sua motivação, seja para focar nos estudos, seja para trabalhar melhor. De acordo com o prof. Sergio Enrique, especialista em  Hipnose e PNL – Programação Neurolinguística, duas forças poderosas que movem o ser humano são fugir da dor e obter o prazer, por isso, parte do tratamento terapêutico envolve a programação da mente para o foco na recompensa, afirma Sergio.

Seis truques para recuperar sua motivação no trabalho

Não importa se é quarta ou sexta-feira, quem está desmotivado se sente preso em uma eterna segunda-feira. Muito trabalho, pouco reconhecimento e níveis de estresse cada vez mais altos fazem com que muitos profissionais fiquem desmotivados. Além do desgaste pessoal, ter uma equipe desmotivada pode prejudicar os resultados da sua empresa.

Para acabar de vez com esse sentimento, a Lolly Daskal, presidente e CEO da empresa de treinamento em liderança Lead From Within, listou dicas para recuperar a motivação. A lista foi publicada na revista Inc.

1. Busque sua paixão
Mantenha-se interessado naquilo que te motiva. Procure atividades e temas pelos quais você é apaixonado e tente se manter focado nisto.

2. Esteja presente
Tente se manter focado no que você está fazendo neste momento. É muito fácil ficar fazendo planos e só pensar no futuro, mas tente manter o pensamento nas atividades de hoje.

3. Fuja do perfeccionismo
O perfeccionismo pode ser um grande vilão da motivação. Por isso, tente atividades que você não faz tão bem para se acostumar a esta sensação. Aprender a fazer algo mesmo que você não tenha tanto talento ajuda a se sentir menos pressionado a fazer sempre tudo perfeito.

4. Não espere ajuda
Muitas vezes, o desânimo piora quando as pessoas sabem o que devem fazer, mas espera que outras façam por elas. Por isso, faça agora. Sem esperar que alguém te resgate e assuma seu papel.

5. Enfrente seus medos
Ter medo é praticamente matar a produtividade. Se você quer se manter motivado, encare seus erros e pense de forma positiva.

6. Pare de se importar com a opinião dos outros
Se a opinião das outras pessoas te afeta a ponto de derrubar sua produtividade, é hora de repensar. Deixe para trás as opiniões e expectativas de outras pessoas para assumir o controle da sua motivação.

Que tal conhecer um pouco sobre Hipnose e Hipnoterapia agora? É só clicar aqui!

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Clique aqui para assistir a um vídeo onde o prof. Sergio Enrique tira dúvidas sobre Hipnose e Hipnoterapia.

Fontes: 

http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/08/neurociencia-tem-um-truque-para-te-manter-motivado.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=post

http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/08/6-truques-para-recuperar-sua-motivacao-no-trabalho.html

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Sobre o Autor

Sergio Enrique mostrando cérebro na hipnose

Prof. Sergio Enrique Faria

Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta, Coach, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística.
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Pós-graduado em Neurociência Clínica e Educacional. Pós-graduado em Neuropsicologia, Pós-graduado em Neuropsicopedagogia, Pós-graduado em Psicanálise Clínica, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduado em Comércio Exterior e Bacharel em Administração de Empresas, Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA).
Palestrante, treinador e Professor universitário em cursos de pós-graduação e MBA. Autor e coautor dos livros: “Vendas e Negociação com PNL – como entrar nas mentes de seus clientes”. “Manual completo de PNL – Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência” e “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. 

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google
Open chat