Se você está pensando que não é uma vítima da moda, talvez devesse repensar. Sim, podemos conscientemente nos treinar para resistir às tendências através da força do hábito. Podemos declarar nossas preferências e permanecer fieis aos nossos princípios. Mas não estamos conscientes do que está acontecendo nos lados ocultos de nossos cérebros. Talvez o que chamamos de inconsciente tenha mais controle sobre nós do que gostaríamos de pensar.
Episódios inexplicáveis de obsessão e compulsão em massa servem como exemplos inquietantes. Os pânicos e delírios em massa tendem a ocorrer, segundo o autor John Waller, “em pessoas que estão sob extrema angústia psicológica e que acreditam na possibilidade de possessão espiritual. Todas essas condições foram satisfeitas em Estrasburgo em 1518, ”o ano em que a praga da dança chegou à cidade de Alsácia – um festival de dança comunal involuntário com resultados fatais.
O evento começou com uma mulher conhecida como Frau Troffea. Um dia ela começou a dançar na rua. As pessoas saíram de suas casas e ficaram boquiabertas, riram e aplaudiram. Então ela não parou. Ela “continuou a dançar, sem descansar, de manhã, à tarde e à noite durante seis dias inteiros.” Então seus vizinhos se juntaram. Em um mês, 400 pessoas estavam “dançando implacavelmente com ou sem música”.
Logo, no entanto, sangrentos e exaustos, as pessoas começaram a morrer de derrames e ataques cardíacos. A dança continuou por meses. Não era uma moda passageira. Ninguém estava se divertindo. Ao contrário, escreve Waller, “os contemporâneos estavam certos de que os aflitos não queriam dançar e os próprios dançarinos, quando podiam, expressavam sua miséria e necessidade de ajuda”.
Certos psiconautas podem ver na Peste Dançante de 1518 em Estrasburgo um inconsciente compartilhado. Mas Waller sugere que a mania da dança surgiu através do encontro de duas condições prévias: “Os pobres da cidade estavam sofrendo de severa fome e doenças”, e muitas pessoas na região acreditavam que poderiam obter boa saúde dançando diante de uma estátua de São Vito. Eles também acreditavam, ele escreve, que “São Vito tinha o poder de dominar suas mentes e infligir uma dança terrível e compulsiva. Uma vez que essas pessoas altamente vulneráveis começaram a antecipar a maldição de São Vito, aumentaram a probabilidade de entrarem no estado de transe.”
O mistério não pode ser definitivamente resolvido, mas parece que o que Waller chama de “sobrenaturalismo fervoroso” desempenhou um papel fundamental, como em muitas histerias em massa. Acima está uma gravura de 1642 baseada em um desenho de 1564 de Peter Breughel de outra epidemia de dança que ocorreu naquele ano em Molenbeek. A gravura alemã do século XVII acima de uma epidemia dançante em um cemitério mostra um homem segurando um braço decepado.
Vemos pânicos e delírios em massa em todo o mundo, por razões que raramente são claras para estudiosos, psiquiatras, historiadores, antropólogos e médicos durante ou após o fato. A histórica dança de São Vito, ou Peste Dançante, no entanto, afetou indiscriminadamente as pessoas e parece ter sido um fenômeno de histeria em massa, como muitos outros eventos sócio-psicológicos ao redor do mundo.
Episódios de manias epidêmicas relacionadas a crenças sobrenaturais ultrapassadas podem parecer especialmente bizarros, mas a psicologia de massa da cultura ocidental do século XXI inclui muitos episódios de contágio social e compulsão não menos estranhos, e talvez não menos difundidos ou mortais, especialmente durante períodos de estresse extremo.
Veja também: 10 casos extremamente bizarros de histeria coletiva
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Fonte: https://sabermais.org/a-bizarra-epidemia-de-danca-que-matou-centenas-de-pessoas-na-franca/