Ter um sono de qualidade é principal pilar da saúde mental, aponta estudo

Mulher com bom sono

Não é de hoje que dormir bem é apontado como um dos principais pilares da saúde do nosso corpo, algo capaz de reduzir o estresse e o risco de problemas como diabetes, hipertensão e até infarto. E um novo estudo, publicado no periódico Frontiers in Psychology, concluiu que um sono de boa qualidade é o principal fator modificável capaz de garantir a boa saúde mental e bem-estar de jovens adultos.

Na pesquisa realizada na Universidade de Otago (Nova Zelândia) com 1.110 pessoas com idade entre 18 e 25 anos, aqueles que afirmaram ter um sono de boa qualidade apresentaram menos que a metade de sentimentos negativos/depressivos em uma semana do que quem declarou ter um sono de baixa qualidade, além de relatem ter mais sentimentos positivos no mesmo período.

É importante ressaltar que a qualidade do sono não está necessariamente associada à quantidade de horas dormidas, o que segundo os cientistas ficou claro no trabalho científico.

“Apesar de ter horas de sono insuficiente (menos de oito, para os pesquisadores) e dormir demais (mais de 12 horas) também estar associado a uma maior quantidade de sintomas depressivos e baixo nível de saúde mental, a qualidade do sono foi significativamente mais importante para gerar sentimentos positivos e reduzir os sintomas depressivos do que a quantidade de horas dormidas”, afirmou a autora principal do estudo, Shay-Ruby Wickham.

Depois do sono de qualidade, os fatores mais importantes para a saúde mental foram a praticar regular de atividades físicas e o consumo regular de frutas, legumes e verduras. As pessoas que realizavam ao menos 30 minutos de exercício por dia e que comiam 4,8 porções de vegetais ao dia relataram ter menos sintomas depressivos e maior sensação de bem-estar do que as demais pessoas.

Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/12/19/ter-um-sono-de-qualidade-e-principal-pilar-da-saude-mental-aponta-estudo.htm

Sente dificuldade para dormir? Já experimentou a hipnoterapia? Que tal conhecer um pouco sobre Hipnose e Hipnoterapia agora? É só clicar aqui!

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Clique aqui para assistir a um vídeo onde o prof. Sergio Enrique tira dúvidas sobre Hipnose e Hipnoterapia.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Sobre o Autor

Sergio Enrique mostrando cérebro na hipnose

Prof. Sergio Enrique Faria

Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta, Coach, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística.
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Pós-graduado em Neurociência Clínica e Educacional. Pós-graduado em Neuropsicologia, Pós-graduado em Neuropsicopedagogia, Pós-graduado em Psicanálise Clínica, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduado em Comércio Exterior e Bacharel em Administração de Empresas, Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA).
Palestrante, treinador e Professor universitário em cursos de pós-graduação e MBA. Autor e coautor dos livros: “Vendas e Negociação com PNL – como entrar nas mentes de seus clientes”. “Manual completo de PNL – Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência” e “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. 

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google
Open chat