Pesquisa descobre mecanismo capaz de controlar transtornos de ansiedade

Imagem ansiedade

Um neurotransmissor específico do cérebro, chamado GABA, precisa estar em altas concentrações para afastar pensamentos ‘intrusos’

Uma pesquisa publicada nesta sexta-feira na “Nature Communications” mostra que o cérebro precisa produzir uma substância específica relacionada à memória para afastar pensamentos indesejados, podendo controlar, assim, transtornos de ansiedade. O achado é considerado importante porque possibilita o desenvolvimento de remédios que simulem a substância e sejam capazes de controlar a ansiedade.

A substância encontrada é um neurotransmissor — responsável pela comunicação entre neurônios, já que eles não se tocam. Os pesquisadores identificaram que o neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico, na sigla em inglês) precisa estar em altas concentrações para que pensamentos do passado fiquem sob controle.

Segundo os cientistas que participaram da pesquisa, isso pode ajudar a explicar distúrbios de ansiedade e condições mais graves, como a esquizofrenia.

Essas condições frequentemente têm como sintoma uma avalanche de pensamentos “intrusos” que podem ter em sua raiz disfunções na produção dessa substância: a invasão de pensamentos negativos, quando não estamos solicitando a memória voluntariamente, é um dos principais gatilhos para transtornos de ansiedade.

“Nossa capacidade de controlar nossos pensamentos é fundamental para o nosso bem-estar”, diz Michael Anderson, autor do estudo e pesquisador da Universidade de Cambridge. “Quando essa capacidade se rompe, ela causa alguns dos sintomas mais debilitantes de doenças psiquiátricas: memórias intrusas, alucinações, ruminações e preocupações patológicas e persistentes.”

Se você sofre com ansiedade clique aqui para ler o artigo “Como como controlar a ansiedade e se acalmar durante uma crise”.

Buscando ajuda profissional

Caso os ataques de ansiedade sejam frequentes, o melhor a fazer é procurar ajuda profissional o quanto antes. Postergar o tratamento apenas agrava o problema.

Vá a um terapeuta especializado em saúde mental para aconselhamento e terapia. Você pode ter síndrome do pânico ou transtorno de ansiedade generalizada, que podem ser ambos tratados por um profissional.

Que tal conhecer um pouco sobre Hipnose e Hipnoterapia agora? É só clicar aqui!

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Clique aqui para assistir a um vídeo onde o prof. Sergio Enrique tira dúvidas sobre Hipnose e Hipnoterapia.

Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/pesquisa-descobre-mecanismo-capaz-de-controlar-transtornos-de-ansiedade-22027035#ixzz4xY90bSql

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Sobre o Autor

Sergio Enrique mostrando cérebro na hipnose

Prof. Sergio Enrique Faria

Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta, Coach, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística.
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Pós-graduado em Neurociência Clínica e Educacional. Pós-graduado em Neuropsicologia, Pós-graduado em Neuropsicopedagogia, Pós-graduado em Psicanálise Clínica, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduado em Comércio Exterior e Bacharel em Administração de Empresas, Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA).
Palestrante, treinador e Professor universitário em cursos de pós-graduação e MBA. Autor e coautor dos livros: “Vendas e Negociação com PNL – como entrar nas mentes de seus clientes”. “Manual completo de PNL – Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência” e “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. 

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google
Open chat