O que ocorre no cérebro quando uma pessoa está orando?

Mulher orando

Oração é um ato religioso que visa cultivar um relacionamento entre o sujeito e uma persona divina, com o objetivo de pedir, agradecer ou mesmo adorar essa entidade espiritual.

Os cristãos dizem que quem ora, vive menos… ansioso, preocupado e estressado, o que a ciência não desmente, segundo o neurocirurgião Fernando Gomes “A fé e a ciência estão conversando. Está diferente. Trabalhos neurocientíficos mostrando como trabalha o cérebro durante a oração já mostraram que algumas áreas como o lobo frontal, que está relacionado com a concentração e a atenção e a parte emocional do cérebro — o sistema límbico — ficam mais funcionantes durante a oração. E ao mesmo tempo, o que é interessante, a parte posterior do cérebro, a região parietal, que é responsável por termos entendimento do meio-ambiente, da dimensão do nosso corpo físico, do tempo, se silencia”.

Há também uma maior atividade na área do cérebro responsável pela linguagem, a mesma parte que fica ativa durante uma conversa, ou seja, para o cérebro do religioso, orar á um Deus invisível é o mesmo que falar com uma pessoa que se pode ver.

Discutir a autenticidade da experiência dita espiritual não é o objetivo desse artigo, mas é um fato irrefutável que a oração é uma experiência hipnótica, vejamos o porquê dessa afirmação e alguns benefícios decorrentes da prática da oração entre os que acreditam nela:

A Oração Induz ao Transe.

O que é o transe hipnótico, se não um estado mental de muitíssima concentração e foco? E esse mesmo estado não é obtido na oração? A maioria das experiências espirituais passa pelo transe hipnótico, olhando pelo mapa de um cristão, eu diria que o transe é a plataforma de ação onde os fenômenos espirituais acontecem.

Israel autoriza homens e mulheres a rezar juntos no Muro das Lamentações - ZAP

A Oração Causa Catarse.

Catarse significa purificação da alma, liberação e libertação dos sentimentos negativos. Durante intensa oração, o fluxo de sentimentos é tão forte que algumas pessoas choram sem parar, pois normalmente elas expõem para “Deus” o que muitas vezes não tem coragem de falar para seus amigos e familiares, há uma verdadeira espontaneidade do ser. Não é a toa que muitas pessoas relatam que depois de orar intensamente, sentem-se mais leves e preparadas para lidar com os problemas da vida.

73 melhor ideia de Pessoa orando | orando, pessoa orando, banners igreja

Oração e Autossugestão.

Observe, “Senhor, dá-me forças, ajuda-me a tomar as melhores decisões, me faça perseverar até o fim” e essas frases se repetem continuamente durante toda aquela oração, isso com certeza tem um impacto de autossugestão no comportamento do sujeito, a tendência de quem ora constantemente nesse propósito, com essas palavras, é agir conforme o que se pede na oração, e quanto mais se fala, mais se crê, quando mais se crê, mais se age em coerência com a crença, e assim perpetua-se uma mudança de comportamento.

Que tal conhecer um pouco sobre Sugestão, Hipnose e Hipnoterapia agora? É só clicar aqui!

O intuito desse artigo não é enfraquecer ou atacar suas crenças, mas proporcionar uma análise de um ângulo mais psicológico de sua espiritualidade. Saber como funciona a oração, não explica tudo sobre ela, mas para os que a praticam, o importante são os resultados obtidos.

Fonte: https://medium.com/@Jclaudio/auto-hipnose-e-f%C3%A9-o-que-acontece-no-c%C3%A9rebro-quando-uma-pessoa-est%C3%A1-orando-21181a7c26c4#.lnjtqimbg 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Sobre o Autor

Sergio Enrique mostrando cérebro na hipnose

Prof. Sergio Enrique Faria

Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta, Coach, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística.
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Pós-graduado em Neurociência Clínica e Educacional. Pós-graduado em Neuropsicologia, Pós-graduado em Neuropsicopedagogia, Pós-graduado em Psicanálise Clínica, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduado em Comércio Exterior e Bacharel em Administração de Empresas, Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA).
Palestrante, treinador e Professor universitário em cursos de pós-graduação e MBA. Autor e coautor dos livros: “Vendas e Negociação com PNL – como entrar nas mentes de seus clientes”. “Manual completo de PNL – Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência” e “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. 

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google
Open chat