Necessidade de dormir da mulher é maior porque seu cérebro trabalha mais, diz estudo

Homem acordando mulher

Se você dorme a mesma quantidade de horas que o seu parceiro e, ainda assim, percebe que ele acorda mais descansado e disposto do que você todos os dias, saiba que a sensação é real e tem fundamento científico: mulheres realmente precisam de um tempo a mais de sono do que os homens.

Por que mulher precisa dormir mais horas do que homem

A recomendação de especialistas é conhecida: todos devemos dormir cerca de 8 horas todas as noites para garantir boa saúde física e mental. No caso das mulheres, no entanto, em comparação com os homens, uns minutinhos a mais seria mais adequado.

Em um artigo para o jornal Daily Mail, o neurocientista especialista em sono Jim Horne, professor da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, explica que os cérebros das mulheres são mais complexos e multitarefas e, portanto, exigem um descanso um pouco maior.

Comparado aos homens, as mulheres usam o cérebro mais vigorosamente por serem multitarefas. O órgão, segundo o especialista, leva mais tempo para se recuperar com, por exemplo, uma boa noite de sono.

O pesquisador diz ainda que o tempo extra de sono não é grande: cerca de 20 minutos a mais de descanso já seria o suficiente. Pode parecer pouco, mas faria significativa diferença no descanso e na recuperação do cérebro.

Entre as mulheres, um sono de má qualidade está fortemente associado a altos níveis de sofrimento psicológico e maior sentimento de hostilidade, depressão e raiva, fatores não analisados em homens com privação de descanso, no estudo conduzido com 120 participantes.

Dormir pouco ou mal resulta em cansaço, baixa capacidade de concentração, prejuízo na memória e sonolência excessiva diurna. A falta de ainda sono aumenta as chances de ganho de peso, tanto pelas alterações dos sinalizadores da fome e saciedade como pela menor disposição para praticar atividade física.

Em seu perfil no Instagram, a nutricionista funcional Fernanda Serpa explica que quem não dorme bem fragiliza seu sistema imunológico e aumenta até mesmo o risco de doenças cardiovasculares, pelo estresse causado ao organismo. De acordo com a profissional, existem 10 mandamentos que todo adulto deve seguir para fazer uma boa higiene do sono.

Como dormir melhor: higiene do sono

  1. Estabelecer um horário regular para dormir e acordar. Manter uma boa rotina de sono e obedecer horários, mesmo aos finais de semana e feriados, são medidas fundamentais para a saúde.
  2. Não tire cochilos de mais de 45 minutos durante o dia. Se você tem o hábito de dormir depois do almoço, por exemplo, tome cuidado para não exceder o tempo para não comprometer o sono à noite.
  3. Evite a ingestão excessiva de álcool e não fume antes de dormir. Bebidas alcoólicas podem dar a impressão de relaxamento, mas, na verdade, atrapalham o sono. O cigarro, por ser estimulante, também atrapalha o descanso noturno.
  4. Evite cafeína 6 horas antes de dormir. Por ser estimulante, a substância, presente no café, refrigerante e alguns tipos de chá, também pode comprometer o sono.
  5. Evite comidas pesadas ou doces 4 horas antes de dormir. A alimentação desempenha importante papel no sono e comer moderadamente à noite é fundamental para a saúde e não apenas para o processo de emagrecimento.
  6. Faça exercício regularmente, mas não imediatamente antes de ir para a cama. Praticar atividades físicas faz bem para a saúde como um todo, incluindo para um sono de qualidade. O exercício, no entanto, também pode ter efeito estimulante e, portanto, recomenda-se reservar de duas a três horas para o corpo desacelerar antes da hora de dormir.
  7. Utilize roupa de cama confortável e agradável. Lençóis, colchão e travesseiros precisam ser adequados para evitar incômodos e até mesmo dores, que atrapalham o sono.
  8. Encontre um nível de temperatura agradável. O quarto deve estar em temperatura adequada para um descanso de qualidade, nem muito frio e nem muito quente.
  9. Bloqueie todo o ruído e elimine a luminosidade ao máximo. A iluminação, mesmo a aparentemente inofensiva, como a de uma TV ligada, por exemplo, atrapalha o descanso de qualidade.
  10. Evite utilizar o quarto para trabalho ou recreação. O ambiente em que você dorme deve ser reservado unicamente para o descanso. Portanto, evite manter TV e computador no quarto e nunca use celular ou tablet na cama, antes de dormir.

Agora se você sofre de insônia, uma das formas de terapias mais rápidas e eficazes é a hipnoterapia. Que tal conhecer um pouco sobre Hipnose e Hipnoterapia agora? É só clicar aqui!

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Clique aqui para assistir a um vídeo onde o prof. Sergio Enrique tira dúvidas sobre Hipnose e Hipnoterapia.

https://www.vix.com/pt/saude/578840/necessidade-de-dormir-da-mulher-e-maior-porque-seu-cerebro-trabalha-mais-diz-estudo?utm_source=Facebook&utm_medium=WidgetUp&utm_campaign=Sharing&fbclid=IwAR2N2rmqnXFrKIkA0ZenRduY_Ixv6tplynsFY379KrAkYfpmV6dIldznPr8

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Sobre o Autor

Sergio Enrique mostrando cérebro na hipnose

Prof. Sergio Enrique Faria

Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta, Coach, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística.
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Pós-graduado em Neurociência Clínica e Educacional. Pós-graduado em Neuropsicologia, Pós-graduado em Neuropsicopedagogia, Pós-graduado em Psicanálise Clínica, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduado em Comércio Exterior e Bacharel em Administração de Empresas, Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA).
Palestrante, treinador e Professor universitário em cursos de pós-graduação e MBA. Autor e coautor dos livros: “Vendas e Negociação com PNL – como entrar nas mentes de seus clientes”. “Manual completo de PNL – Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência” e “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. 

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google
Open chat