Descoberto mecanismo que pode ser responsável pela consciência humana

Um time de cientistas fez uma descoberta que pode ajudar a desvendar o mistério por trás da inteligência e consciência humana. A equipe, depois de examinar as ramificações presentes entre as conexões formadas pelas células nervosas, concluiu que, ao contrário do que se pensava, além de “trabalhar” juntos, os neurônios também são capazes de fazer estimativas e cálculos de forma individual.

Mistérios da mente

Segundo Tristan Greene, do site The Next Web, a equipe – formada por cientistas gregos e alemães – fez a descoberta enquanto examinava como o funcionamento cerebral se manifesta nas diferentes camadas que compõem o córtex, a região mais complexa e ativa do cérebro. Entre as camadas, os pesquisadores detectaram uma área na qual o tecido é um pouco mais denso do que nas demais e, ao avaliar mais detalhadamente a atividade na 2ª e 3ª camadas corticais, observaram que, nelas, os neurônios parecem executar tarefas e funções de maneira independente, algo que até recentemente era considerado impossível.

Isso porque, de acordo com Tristan, o cérebro humano consiste em uma rede neural que recebe, processa e envia informações por meio de milhões de conexões compostas por neurônios – que são os responsáveis por fazer esse trânsito de dados possível. Assim, quando estamos caminhando e nos deparamos com um obstáculo qualquer, por exemplo, o cérebro deve decidir a qual distância nos encontramos, se o obstáculo é grande ou pequeno, se representa algum perigo e como podemos nos esquivar dele.

Para isso, diferentes grupos de neurônios se dedicam a trabalhar nas diferentes etapas do problema e enviar as informações ao cérebro que, por sua vez, as processa para decidir o que devemos fazer. É claro que os órgãos de outros animais também são capazes de realizar tarefas complexas como essa, mas, até onde se sabe, a forma como o cérebro humano executa suas funções, tanto em nível consciente como inconsciente, é totalmente única.

No entanto, em sua pesquisa, os cientistas europeus concluíram que o cérebro humano também parece ser  capaz de controlar a amplitude das atividades de forma a aumentar a eficiência e duração das informações transmitidas. Pois, essa característica, conforme argumentam os pesquisadores, permite que um único neurônio possa se envolver em diferentes tarefas e realizar operações lógicas sem que ele precise necessariamente estar em um grupo concreto.

Essa habilidade, segundo os cientistas, só foi observada em humanos até agora e, conforme acredita a equipe, essa capacidade de processamento de informações pode ser o fator que conecta a matéria cerebral, a consciência e a inteligência, ajudando a explicar como elas se manifestam em nós.

Que tal conhecer um pouco sobre Hipnose e Hipnoterapia agora? É só clicar aqui!

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Clique aqui para assistir a um vídeo onde o prof. Sergio Enrique tira dúvidas sobre Hipnose e Hipnoterapia.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/149197-descoberto-mecanismo-responsavel-consciencia-humana.htm?fbclid=IwAR0M-iOToQEFthw44e5bwlvtcfF1KGWW6LY-u0KGMNJeRth4IwbjJyba5b0

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Sobre o Autor

Sergio Enrique mostrando cérebro na hipnose

Prof. Sergio Enrique Faria

Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta, Coach, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística.
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Pós-graduado em Neurociência Clínica e Educacional. Pós-graduado em Neuropsicologia, Pós-graduado em Neuropsicopedagogia, Pós-graduado em Psicanálise Clínica, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduado em Comércio Exterior e Bacharel em Administração de Empresas, Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA).
Palestrante, treinador e Professor universitário em cursos de pós-graduação e MBA. Autor e coautor dos livros: “Vendas e Negociação com PNL – como entrar nas mentes de seus clientes”. “Manual completo de PNL – Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência” e “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. 

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google
Open chat