Cérebro guarda dez vezes mais memórias do que se acreditava, diz estudo

O cérebro é capaz de armazenar dez vezes mais memórias do que o anteriormente previsto pela ciência. De acordo com um novo estudo, feito por neurocientistas do Salk Institute, nos Estados Unidos, a capacidade de armazenamento das sinapses (conexões cerebrais que transmitem dados de um neurônio a outro) está na ordem do petabyte – o que equivale à informação contida em 4,7 bilhões de livros ou 670 milhões de páginas da internet. Além de ajudar a compreender o cérebro, a descoberta também poderá ajudar a criar futuros computadores mais eficazes.

 “Essa é uma verdadeira bomba na área da neurociência”, disse o pesquisador Terry Sejnowski, um dos autores do estudo, publicado no periódico eLife. “Nossas novas medições da capacidade da memória humana aumentam as estimativas mais conservadoras em, no mínimo, dez.”

Além de ajudar a compreender a complexidade do cérebro humano, a descoberta pode ajudar a desenhar futuros computadores.

Arquivo complexo – A memória é resultado de atividades elétricas e químicas que acontecem no interior do cérebro. Para verificar a quantidade de dados que o cérebro seria capaz de estocar, o time de pesquisadores analisou o número e a força das sinapses entre os neurônios. Ao reconstruírem um cérebro por meio de tecnologia tridimensional, eles perceberam uma atividade incomum: alguns dos neurônios estavam enviando a mesma informação duas vezes ao neurônio seguinte.

Inicialmente, os especialistas não pensaram em analisar o motivo dessa atividade. No entanto, ao verificar como se dava o envio da mesma informação por duas vias distintas, eles conseguiram calcular as diferenças no tamanho das sinapses ocorridas, por meio de sofisticados modelos matemáticos. Esse processo acabou revelando a quantidade de informações que é possível armazenar na mente.

Os cientistas verificaram, então, que não existem apenas três tamanhos de sinapses (pequena, média e grande), como se acreditava, mas 26 grandezas possíveis, o que aumenta em pelo menos dez vezes a capacidade de armazenamento de memórias no cérebro. E isso é feito com um pequeno gasto de energia – o que garante a incrível eficiência da mente humana.

Computador superpoderoso – Em termos digitais, isso significa que as sinapses são capazes de transferir 4,7 bits de informação e não um bit ou dois bits, como os cientistas previam até então. De acordo com os cientistas, além ajudar a desvendar o órgão mais complexo do corpo humano, a pesquisa também oferece chaves importantes para a construção de computadores mais potentes e eficientes.

“Esses resultados abrem um novo capítulo na pesquisa sobre os mecanismos de memória e aprendizado”, afirma Sejnowski.”E suas implicações têm longo alcance – essa ‘estratégia’ do cérebro pode ajudar a desenhar novos computadores, pois esse tipo de transmissão é uma forma incrivelmente precisa, que requer pouca energia tanto do cérebro quanto de prováveis computadores.”

Que tal conhecer um pouco sobre Hipnose e Hipnoterapia agora? É só clicar aqui!

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Clique aqui para assistir a um vídeo onde o prof. Sergio Enrique tira dúvidas sobre Hipnose e Hipnoterapia.

Fonte: https://veja.abril.com.br/ciencia/cerebro-guarda-dez-vezes-mais-memorias-do-que-se-acreditava-diz-estudo/

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Sobre o Autor

Sergio Enrique mostrando cérebro na hipnose

Prof. Sergio Enrique Faria

Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta, Coach, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística.
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Pós-graduado em Neurociência Clínica e Educacional. Pós-graduado em Neuropsicologia, Pós-graduado em Neuropsicopedagogia, Pós-graduado em Psicanálise Clínica, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduado em Comércio Exterior e Bacharel em Administração de Empresas, Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA).
Palestrante, treinador e Professor universitário em cursos de pós-graduação e MBA. Autor e coautor dos livros: “Vendas e Negociação com PNL – como entrar nas mentes de seus clientes”. “Manual completo de PNL – Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência” e “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. 

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google
Open chat