Seja no intervalo do almoço, durante um voo ou mesmo em nossa cama, quem de nós nunca desejou tirar uma soneca rápida ou pegar no sono sem ficar horas virando na cama?
Uma história tem circulado na Internet sobre um suposto método usado pelos militares dos EUA para ajudar as pessoas a adormecer.
A informação vem de um livro de 1981 chamado Relax and Win: Championship Performance, com a história sendo posta em cena pela escritora Sharon Ackman no site Medium em julho do ano passado. No livro, os leitores são ensinados a relaxar, e também como adormecer dentro de dois minutos, algo aparentemente empregado pelos militares dos EUA.
“A Escola Pré-Voo da Marinha dos EUA desenvolveu um método científico para adormecer dia ou noite, em quaisquer condições, em menos de dois minutos”, escreveu Ackman. “Depois de seis semanas de prática, 96% dos pilotos podiam dormir em dois minutos ou menos. Mesmo depois de tomar café, com metralhadoras sendo tocadas ao fundo.
Então como isso é possível?
No treinamento, os pilotos eram ensinados a adormecer sentados em uma cadeira, que é uma posição difícil para dormir por natureza. Sentados nas cadeiras, eles colocam os pés no chão e deixam as mãos ficarem moles contra o colo. Então lembre-se que um tapete ou uma cama para dormir é um bônus, e vai facilitar ainda mais.
Quando estiver em posição, deitado ou sentado, o maior segredo tem a ver com os músculos e a respiração. Pense nisso como o epicentro de suas emoções. Feche os olhos e respire lenta e profundamente. Em seguida, relaxe todos os 43 músculos do rosto – sem apertar os olhos ou franzir a testa. Sua testa deve estar lisa. Deixe tudo ficar solto.
Seus olhos estão fechados, mas você tem que ter certeza de que eles estão totalmente frouxos. Existem seis músculos que controlam sua cavidade; sinta-os relaxar e ficar sem vida.
Quando você relaxa o rosto e deixa as órbitas oculares frouxas, você sinaliza para o resto do seu corpo que é hora de relaxar.
Agora é com os ombros. Deixe-os cair o mais baixo possível, como se estivessem flutuando em seu corpo. Você deve sentir a parte de trás do seu pescoço ficar sem vida. Deixe todos os músculos de lá ficarem ainda mais soltos.
Respire profundamente. Então exale lentamente, soprando toda a tensão.
Em seguida os seus braços. Comece com o seu lado dominante. Se você for destro, concentre-se no bíceps direito. Se não estiver relaxando, tensione-o primeiro e então o solte.
Em seguida, mova para o antebraço direito. Concentre-se em deixá-lo flácido. Finalmente, vem sua mão e seus dedos. Deixe-os cair como um peso morto contra sua perna ou na cama. Quando tiver terminado o seu lado dominante, trabalhe no processo com o outro braço.
A próxima parada são as pernas. Deixe os músculos da coxa direita soltos, como um peso morto. Então faça o mesmo para os seus músculos da panturrilha direita. Então faça a mesma coisa para o seu tornozelo e pé. Sinta os músculos frouxos, se estiver sentando, deixe sua perna afundar em direção ao chão. Repita o processo com a perna esquerda.
Agora você se desenrolou, relaxando todos os músculos do corpo, do rosto até os pés, há apenas mais uma coisa que você precisa fazer para transformar seu estado de relaxamento em sono profundo.
O último passo é limpar sua mente por 10 segundos. É isso aí. Não pense no que deu errado naquele dia, nem na hora em que você precisa se levantar ou quando você ligará para seu parceiro. Fazer todas essas coisas envolve atividade cerebral, e é tudo o que você não precisa, pois ao fazer isso você involuntariamente estará ativando de novo todos os seus músculos.
Em vez disso, você precisa manter sua mente limpa. Você pode fazer isso imaginando uma imagem estática na sua cabeça. Imagine que você está deitado em um sofá confortável, em um quarto escuro. Se já o estiver, imagine-se em um lugar tranquilo, com uma paisagem bonita. Mantenha essa imagem em sua mente por 10 segundos.
Se isso não funcionar, pois é algo que leva prática, tente contar os movimentos lentos da sua respiração, inspirando e expirando lentamente e contando até 10, de novo e de novo.
O diretor do Estúdio da Mente, prof. Sergio Enrique explica que esta técnica na verdade é uma auto-hipnose.
“Por meio da auto-hipnose podemos trabalhar a qualidade do nosso sono e aprender a gerenciar as nossas emoções”, explica Sergio.
Quem desejar aprender auto-hipnose pode procurar pelo curso de um dia oferecido pelo Estúdio da Mente.
Que tal conhecer um pouco sobre Hipnose e Hipnoterapia agora? É só clicar aqui!
Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.