Conheça mais sobre coaching
Coaching é um processo definido com um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir um objetivo desejado pelo cliente. O coach (motivador) apoia o cliente na busca de realizar o objetivo, ajudando a traçar as diversas metas que somadas levam o coachee (motivado) ao encontro ao objetivo estabelecido dentro do processo de coaching. Isso é feito por meio de reflexões e posterior análise das opções e da identificação e uso das próprias competências, como o aprimoramento e também o adquirir novas competências, além de perceber, reconhecer e superar as crenças limitantes, os pontos de maior fragilidade.
Coaching é, portanto, um processo objetivo, guiado por um conjunto de informações crescentes oriundas de sessões, estabelecendo metas, com a finalidade de atingir transformações positivas na vida do coachee.
O Coach (treinador, numa tradução Inglês) atua encorajando, apoiando, mantendo a motivação e acompanhando a Ação e o Plano de Ação de seu Coachee, incentivando o seu crescimento, aumento de capacidades, habilidades, ação, conscientização de valores e maior controle emocional (Inteligência Emocional), por meio de técnicas que melhorem a sua performance profissional e pessoal, com foco em melhor qualidade de vida, visando a satisfação de objetivos desejado pelo Coachee, considerando ideias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos e ideias que estão soltos e poder organizá-los, transformando em um objetivo desafiante e guiado e mensurado por um Plano de Ações, possibilitando desta forma a concretização dos sonhos e desejos.
Como funciona e porque funciona?
O coach utiliza técnicas, ferramentas e recursos de diversas áreas (sociologia, neurociência, administração, gestão de pessoas, planejamento estratégico etc), visando produzir mudanças positivas e duradouras em seu cliente.
O trabalho inicia-se normalmente pela definição do objetivo que o cliente (coachee) quer alcançar, que podem abranger áreas tão diversas como a definição de um rumo para sua carreira ou seu negócio, gestão do tempo, relacionamento interpessoal/intrapessoal, trabalho em equipe, comunicação, liderança emagrecimento e outras. As questões ou temas podem ser de origem pessoal ou profissional, carreira, esportes, equipe, saúde, enfim, que contribuam para o desenvolvimento e aprimoramento do cliente, de seus resultados e de sua qualidade de vida
A duração do processo varia de instituto para instituto. No Estúdio da Mente, trabalhamos com um programa de 10 sessões.
Há corresponsabilidade no processo de coaching, sendo o resultado é de responsabilidade do cliente. Os resultados são percebidos pelo próprio cliente, como também por pessoas que fazem parte do círculo de convivência.
O processo de coaching funciona porque, diferente de qualquer outra abordagem, o coaching foca no resultado de metas futuras. Os coaches são especialistas nas ferramentas que trabalham comportamento humano, o que os torna capazes de identificar os pontos a serem desenvolvidos, para que o indivíduo alcance seus objetivos.
Coaching com PNL e Hipnose - Diferencial do Estúdio da Mente
Coach não é sinônimo de terapeuta e Coaching não é terapia!
Tenho visto com tristeza alguns coaches sem formação adequada oferecendo terapias. O profissional de coaching só pode oferecer terapias se tiver formações complementares que o habilite.
Aqui trabalhamos da seguinte forma: Se durante o processo de Coaching, descobrirmos entraves relacionados a problemas emocionais (ex: ansiedade, insegurança, estresse, medos etc), o coachee poderá, opcionalmente, solicitar atendimentos terapêuticos visando eliminar a situação emocional que o limita.
Nesta caso, sessões terapêuticas com Hipnose e PNL são marcadas separadas das sessões de coaching, pois não fazem parte do trabalho de coach, e são cobradas à parte. Ou seja, quando estou trabalhando a parte terapêutica, não estou atuando como coach e sim como psicanalista, hipnoterapeuta e terapeuta holístico.
Desta forma, além de caminhar em direção ao seu objetivo, o coachee vai também quebrando suas barreiras de limitação se tornando uma pessoa muito mais saudável e forte emocionalmente.
Coaching pessoal ou coaching de vida (life coaching)
Objetiva a capacitação das pessoas na sua auto-realização, pelo alcance de suas metas, alinhando-as para uma vida equilibrada com seus valores, missão e propósito de vida. A meta a ser trabalhada pode estar em qualquer área da vida da pessoa, como saúde, relacionamentos, espiritualidade, finanças, carreira, administração do tempo, família, etc. O coach vai apoiar o coachee (cliente) na definição da meta, na estratégia para alcançar os resultados almejados e também na superação dos desafios que aparecerem ao longo do caminho. Durante o processo de coaching, o foco é no presente e no futuro, e o coach trabalhará para manter o coachee em ação para que, ao final, ele realize o que se propôs. O life coaching é um dos desdobramentos essenciais e a teoria das múltiplas inteligências e a PNL servem como ferramentas de autoavaliação e, consequentemente, de autoconhecimento, estando intrinsecamente ligadas à Comunicação.
Coaching Para Provas e Concursos
O Coaching Para Provas e Concursos objetiva atender uma necessidade bem brasileira: a preparação para concursos públicos, exames de suficiência, provas para titulação de especialidade. Por exemplo: ENEN, Vestubulares, Exame de Ordem, Exame de Suficiência Contabilidade, Seleção Para Residência, concursos públicos etc. A particularidade da prova exige a definição de objetivos e metas naturais do coaching, mas, também, impõe a incorporação de novas habilidades (técnicas de estudo, estratégias de prova, etc.).
Coaching de carreira
Um coach de carreira é especialista em aplicar o Coaching a pessoas que querem encontrar um trabalho, mudar de carreira ou voltar ao mercado de trabalho. São abordados desde a questão do mercado de trabalho até o melhor currículo, como se comportar em entrevistas e dinâmicas de grupo. Também são tratados temas relacionados a networking e comportamento no local de trabalho.
Quais são os processos comuns em processos de coaching?
1º - Criar e Planejar
- • Caminho do auto-desenvolvimento, auto-conhecimento
- • Objetivos pessoais e profissionais
- • Estratégias para atingir objetivos
- • Caminho do auto-desenvolvimento, auto-conhecimento
- • Novas competências
- • Novos negócios
2º - Desenvolver
- • Missões pessoais profissionais
- • Equilíbrio entre as várias áreas da vida
- • Harmonia de ações
- • Potencial inexplorado
3º - Solucionar
- • Conflitos
- • Impasses
4º - Mudar
- • Objetivos pessoais e profissionais
- • Capacidade e habilidades
- • Hábitos
- • Rumos da carreira ou dos negócios
- • Relações interpessoais
5º - Transformar
- • Sonhos em metas
- • Procrastinação em ações eficientes eficazes
- • Fracassos em aprendizado
- • Pensamentos para obter o que se deseja
- • Obstáculos em desafios
6º - Melhorar
- • Vida pessoal, profissional e financeira
- • Capacidade e habilidades
- • Comunicação intrapessoal e interpessoal
- • Relações interpessoais
- • Performance em diversas áreas da vida
- • Capacidade de liderança
- • Congruência de liderança
- • Gerenciamento de tempo
- • Tomada de decisão
Principais perguntas respondidas
O Coaching é diferente da terapia?
Sim bem diferente! Conforme já frisamos, Coach não é um processo psicoterapêutico, embora o Coachee vá adquirindo bem estar e qualidade de vida ao se desenvolver pessoal e profissionalmente.
O foco do Coaching está nas questões atuais, na assertividade, gestão de carreira e perspectivas futuras do Coachee. O foco da terapia está em traumas passados, medos, fobias, sofrimentos ou outras situações emocionais que possam se refletir no decorrer das nossas vidas.
O Coaching é diferente do treinamento e do ensino
O treinamento e o ensino envolvem a transferência de habilidade e conhecimentos ao aluno. O treinador ou o professor são os especialistas no assunto. No Coaching, o coach é um especialista que leva o cliente a encontrar suas próprias respostas. O cliente do Coaching explora o presente e aprende a sua forma de planejar o futuro.
Este aprendizado gera recursos para o autoconhecimento.
O Coaching é diferente do aconselhamento?
O foco do Coaching é desenvolver a competência do cliente de forma gerativa, ou seja, melhorando sua forma de pensar e agir, desenvolvendo habilidades, modelando estratégias conhecidas ou externas, de acordo com a sua realidade e com respeito ao seu nível intelectual, cultural e emocional. O aconselhamento depende de um veterano no negócio que possa orientar uma pessoa com base na sua experiência.
O Coach profissional precisa conhecer o negócio do cliente para aplicar no Coaching?
Não. O coach tem seu foco nas ações e pensamentos do coachee e não no negócio do cliente.
O Coach profissional é um psicólogo ou psicoterapeuta?
Não. O coach é um especialista focado em ações do cliente para a realização de suas metas e desejos, para isso aplica um processo estruturado com início, meio e fim. Mas nada impede os coaches de possuírem também formações nas áreas de psicologia, neurociência ou outras, o que é muito bom.
O coach profissional que também é terapeuta pode realizar os dois processos numa mesma sessão?
Alguns coaches podem ter conhecimentos também em psicologia, PNL ou hipnose etc. Isso pode ser um grande diferencial, mas não se deve misturar terapia e coach na mesma sessão. O coach deve deixar bem claro para o cliente que os processos são diferentes e devem ser feitos em sessões diferentes.