Hipnose e Hipnoterapia

Neste pequeno texto, vou explicar como funciona a terapia com hipnose, o que pode ser tratado, como são as sessões e quais os principais cuidados ao escolher um hipnoterapeuta.
Também respondi as principais dúvidas que as pessoas têm sobre regressão e outras coisas interessantes.
Para ver os depoimentos de pessoas que já fizeram hipnoterapia clique aqui

Conheça mais sobre a Hipnoterapia

A hipnose como ferramenta terapêutica.

A terapia com Hipnose é um conjunto de técnicas verbais e não verbais de comunicação utilizadas para ajudar um indivíduo a entrar em um estado modificado de consciência denominado transe.

Quando em transe, a pessoa pode ser levada a acessar memórias e recursos internos que antes eram incontroláveis ou inacessíveis por estarem em sua mente subconsciente ou inconsciente.

Acessando a mente subconsciente ou inconsciente o terapeuta pode trabalhar onde outros tipos de terapias convencionais não conseguem atuar.

O transe é um estado agradável de profundo relaxamento e alta concentração no qual o indivíduo fica mais suscetível às sugestões do Hipnólogo, que são enviadas diretamente ou por meio de metáforas à mente subconsciente.

Assim é possível realizar rapidamente mudanças e transformações internas positivas sem usar medicamentos, promovendo o equilíbrio emocional e o bem estar com eficiência e segurança.

Estudos realizados pelo americano PhD em psicologia Alfred A. Barrios compararam a efetividade terapêutica de três modalidades, a saber: Psicanálise, Terapia Comportamental e Hipnoterapia. O resultado impressiona:

Mesmo os tratamentos com Hipnose e PNL apresentando ótimos resultados, desconfie quando algum terapeuta promete cura. Nenhum terapeuta honesto promete curar alguém.

Para melhorar ainda mais os resultados, eu costumo combinar a Hipnoterapia com técnicas da PNL - Programação Neurolinguística e da Neurociência.

Vale lembrar que a hipnose e hipnoterapia não possuem nenhum tipo de ligação espiritual ou com religião. Sendo assim, independentemente da religião ou crença, qualquer um pode se submeter às sessões sem problemas ou constrangimentos.

O que posso tratar com Hipnose e PNL?

Com a Hipnoterapia você pode tratar de inúmeros problemas emocionais. Os que mais aparecem em meu consultório aqui no Estúdio da Mente são:

Como são as sessões

O prof. Sergio Enrique explica que uma sessão de hipnose pode ser descrita em 5 etapas:

Primeira Etapa: Entrevista

Na primeira sessão é feita uma entrevista visando conhecer melhor o cliente, além de identificar as possíveis causas que levam ao desenvolvimento da situação problema e demais informações necessárias para definir o melhor caminho a seguir durante a terapia.

A partir destas informações o terapeuta organiza toda a estrutura do tratamento e elabora a sessão, que será feita à medida para cada cliente.

Depois de estabelecida a relação inicial de confiança e segurança entre terapeuta e cliente e estabelecidos todos os objetivos terapêuticos, todas as dúvidas relativamente à hipnose são esclarecidas e o cliente poderá experimentar a maravilhosa sensação de entrar num transe hipnótico.

Algumas pessoas terão mais facilidade em entrar em transe e outras tem que aprender.

Nesta etapa o hipnoterapeuta poderá fazer alguns testes ou exercícios com o objetivo de ensinar a mente do cliente a entrar mais facilmente no estado terapêutico de hipnose pretendido.

Segunda Etapa: Indução ao Relaxamento

O cliente acomoda-se na confortável poltrona reclinável, fecha os olhos e, com um suave fundo musical, é ensinado a respirar pelo terapeuta de forma a conseguir modificar a frequência de suas ondas cerebrais até chegar a um profundo relaxamento no qual experimenta uma sensação de paz, calma e tranquilidade.

Terceira Etapa: Aprofundamento

O processo de aprofundamento do relaxamento irá conduzir a um transe mais profundo no qual existe a possibilidade de comunicação direta com a mente subconsciente. Mesmo neste estado a pessoa continua a ouvir a voz do terapeuta.

Quarta Etapa: Sugestões

Chegou a hora de trabalhar a questão que motivaram a sessão. Sugestões verbais, imagens e metáforas são dirigidas diretamente ao subconsciente com o objetivo de efetuar as mudanças pretendidas. Técnicas de Programação Neurolinguística também podem ser utilizadas durante o transe. É nesta fase também que se realiza a regressão quando necessária.

Quinta Etapa: Saída do Transe

No final do trabalho, o cliente é retirado do estado de transe e retorna ao seu estado normal. Qualquer sugestão utilizada para produzir o estado hipnótico será então removida. Segue-se uma conversa final e a conclusão da sessão.

Prof. Sergio Enrique responde as dúvidas mais frequentes

A maioria dos pacientes diz sentir uma maravilhosa sensação de relaxamento físico e mental. A maior parte dos exercícios e feita num estado de transe leve, em que a pessoa apenas fecha os olhos, relaxa e visualiza. À medida que se vai sentindo mais confortável com a técnica e com o terapeuta, a experiência de transe tende a ser mais profunda e relaxante.

Em princípio, se não existir qualquer perturbação psíquica ou deficiência cognitiva, sim. O que pode variar é o nível de profundidade que a pessoa entra em transe. Algumas pessoas realmente não conseguem entrar em transe profundo. A boa notícia é que para se realizar um tratamento, entrar em transe leve já é suficiente. E qualquer pessoa é capaz de relaxar física e mentalmente, podendo alcançar facilmente este estado.

Se algum terapeuta prometer número de sessões, desconfie! Os resultados são relativos e variam de acordo com cada caso e cada cliente. Mas a hipnoterapia é para ser uma terapia rápida, portanto, normalmente os resultados são visíveis a partir das primeiras sessões. Algumas pessoas já percebem resultados evidentes em duas ou três sessões. Outras necessitam de seis ou sete para se resolverem.

Espero sinceramente que isso não ocorra na minha sessão! Neste caso podem ocorrer duas possibilidades: Ou o paciente volta do transe/hipnose sozinho, ou ele pode adormecer e acordar sentindo-se extremamente relaxado.

Sim. A maior parte das pessoas fica surpreendida pelo fato de se lembrarem do que aconteceu durante a consulta. Lembre-se que o transe hipnótico é somente um estado de consciência alterado, durante o qual está sempre consciente relativamente a tudo o que se passa e que é dito.

Não. Ninguém o pode hipnotizar contra a sua vontade, assim como não pode ser forçado a fazer ou dizer algo que não queira. Tem a liberdade de rejeitar quaisquer sugestões a qualquer momento, durante a sessão.

É um processo induzido ou não que permite relembrar, compreender e integrar experiências marcantes vividas pela pessoa. Não importa se esse passado tenha ocorrido há uma semana ou há 30 anos atrás. Através de diferentes técnicas pode-se acessar fatos ocorridos durante a vida adulta, a adolescência, a infância, o nascimento, a vida intrauterina e, até mesmo experiências ocorridas em outras vivências que ainda afetam o dia a dia.

A regressão pode ser realizada para investigar traumas, medos repressões, culpas e eventos mal resolvidos no passado que fazem com que você sinta-se reprimido e limitado na sua vida atual.

A hipnoterapia NÃO substitui a medicina convencional em nenhuma circunstância! Se tem algum problema de saúde, é imperativo que consulte o seu médico, informando o seu hipnoterapeuta sobre alguma medicação que lhe possa ter sido prescrita, assim como sobre alguma doença que possa ter sido diagnosticada.

O terapeuta é um profissional acostumado a atender todos os tipos de pessoas e situações que você imagina! Ele jamais vai te julgar ou fazer você se sentir mal. Pelo contrário, o problema dele é ajudar a resolver o seu problema.

Sim. Nenhuma informação será fornecida a quem quer que seja sem autorização prévia dada pelo cliente, exceto nos casos previstos na lei do país em questão.

Copiar ou reproduzir esse texto ou parte dele sem a autorização do Autor configura Crime por Violação dos Direitos Autorais no Art. 184
Open chat